Obama chega à Estônia na véspera da cúpula da Otan

Otan denunciou ações militares ilegais da Rússia na Ucrânia.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou na noite desta quarta-feira (3) a Tallinn, capital da Estônia, para marcar o compromisso dos EUA com os países bálticos, no momento em que a Otan denuncia ações militares ilegais da Rússia no leste da Ucrânia.

O avião presidencial pousou pouco antes das 6h30 (0h30 em Brasília) no Aeroporto Internacional de Tallinn, capital do pequeno país situado no Mar Báltico, que entrou para a Aliança Atlântica em 2004.

Obama viaja à ex-república soviética com o objetivo  de alertar o presidente russo, Vladimir Putin, contra qualquer tentativa de atacar um país da Otan, ainda que pequeno.

O presidente americano participará na quinta (4) e sexta (5) da cúpula da Otan em Gales, onde planeja uma reunião com o presidente ucraniano. 

Os líderes da Aliança Atlântica pretendem adotar um plano de ação (Readiness Action Plan) para dar segurança aos aliados do leste, que consideram a Rússia uma ameaça pelo conflito na Ucrânia.

Segundo o jornal "The New York Times", os 28 países da Otan criaram uma força de 4.000 homens capaz de replicar em 48 horas a qualquer movimento de tropas russas no leste da Europa.

Da France Presse