Inundações no norte da Índia deixam 34 mortos, segundo autoridades

Funcionários de hidroelétrica morreram após água inundar as instalações.

Do G1, com France Press e EFE

As inundações nas regiões montanhosas do norte da Índia deixaram 34 mortos e centenas de peregrinos hindus presos sem poder voltar para casa, informaram as autoridades neste domingo (5). Pelo menos 40 pessoas continuam desaparecidas por causa das fortes chuvas, segundo o canal de televisão local “NDTV”.

A maioria das vítimas morreu devido ao desabamento de casas, deslizamento de terras e queda de pontes por causa das enchentes que foram registradas na região. Vinte e três funcionários de uma usina hidroelétrica do estado de Uttarakhan morreram depois que a água inundou as instalações no sábado (4).

O chefe do governo regional, Bijay Bahuguna, disse para a “NDTV” que as inundações afetaram “cerca de 2 mil pessoas, entre elas 200 famílias que tiveram que abandonar suas casas e estão hospedadas em escolas”. Equipes de emergência começaram a chegar à região para atender os afetados.

Uttarkashi é um lugar popular de peregrinação hindu e cerca de 700 peregrinos que visitam a zona estão presos pelas inundações, que cortaram as estradas. Cerca de 80 povoados de Uttarkashi estão isolados.

Enquanto em Uttarakhand foram registradas fortes chuvas, em outras regiões da parte meridional, como o estado do Punjab e Nova Délhi, a ausência de precipitações provocou alta de preços devido à perda das colheitas.