Tropas de Kiev bombardeiam várias cidades, dizem rebeldes pró-Rússia

Projéteis teriam como alvo o principal reduto dos separatistas na região.

As forças governamentais ucranianas atacaram neste domingo (27) com fogo de artilharia e foguetes várias cidades no leste da Ucrânia, denunciaram fontes das milícias separatistas pró-russas.

"O bombardeio aconteceu às 5h (23h de sábado em Brasília) desde a cidade de Dzerzhinsk, controlada pelo Exército e pela Guarda Nacional. Foram duas séries de mísseis Grad", disse à agência oficial russa 'RIA Novosti' um porta-voz do comando das milícias postadas na cidade de Gorlovka.

Ele acrescentou que os projéteis caíram no centro de Gorlovka, cidade situada a apenas 20 quilômetros a noroeste de Donetsk, principal reduto dos separatistas.

Segundo os rebeldes, também foi submetida a fogo de artilharia a cidade de Debaltsevo, situada em uma encruzilhada estratégica de estradas e importante nó ferroviário, a meio caminho entre Donetsk e Lugansk, o segundo maior reduto dos separatistas.

O comando da operações militares contra os separatistas denunciou que os pró-russos utilizam carros de combate com bandeira ucraniana para atacar bairros residenciais de Donetsk e outras cidades e culpar as forças governamentais por isso.

"Os grupos terroristas continuam manobrando. Os invasores tentam manter o controle da situação e impedir ações de protesto da população local", afirmou o comando ucraniano no Twitter.

Mais de 60 localidades da região de Donetsk ficaram sem energia elétrica devido aos combates, informou a companhia regional de eletricidade.

Da EFE