Obama decreta 6 dias de luto nos EUA após ataque que matou 12

Presidente americano lamentou 'violência sem sentido' no incidente.

G1, com agências internacionais

O presidente dos EUA, Barack Obama, decretou nesta sexta-feira (20) seis dias de luto oficial nos EUA, após o tiroteio em um cinema de shopping que deixou até agora 12 mortos e 59 feridos no estado do Colorado.

Obama decretou que a bandeira americana seja colocada a meio mastro em todos os prédios públicos, missões diplomáticas e bases e navios militares até 25 de julho, em sinal de luto pelas vítimas do massacre na estreia da nova sequência do filme "Batman".

O decreto de Obama foi difundido pela Casa Branca pouco depois de seu regresso a Washington vindo da Flórida, onde suspendeu vários atos de sua campanha eleitoral pelo tiroteio.

Em pronunciamento mais cedo, Obama disse o tiroteio durante a estreia foi "cruel e uma violência sem sentido".

Em pronunciamento, o presidente, que é candidato à reeleição, disse que o dia não é para "política", mas para "oração e reflexão".

"Nesta manhã, quando acordamos, recebemos a notícia de uma tragédia que nos lembra tudo o que nos une como americanos", declarou Obama em Fort Myers, no estado da Flórida, em declarações sobre o caso que substituíram um discurso de campanha previsto originalmente.

Obama disse que seus compromissos de campanha eleitoral foram adiados por conta da tragédia.

Antes, em comunicado, Obama havia afirmado que os responsáveis pelos crimes serão punidos.

A Casa Branca afirmou que, até o momento, não parece haver elo entre o incidente e células terroristas.