Tempestade e onda de calor deixam pelo menos 19 mortos nos EUA

Previsão é de mais chuva forte na quarta-feira (4).

Da AFP

A forte onda de calor que atinge os Estados Unidos há vários dias e a violenta tempestade ocorrida na sexta-feira à noite causaram pelo menos 19 mortes no país, segundo o site da CNN, enquanto cerca de 2 milhões de pessoas ainda estão sem energia elétrica.

"A onda de calor permanecia em boa parte do leste e do centro dos Estados Unidos, com temperaturas previstas para esta tarde (terça-feira) de até oito graus acima do normal para esta época", indica o National Weather Service.

"Combinado com fortes índices umidade, isso vai gerar perigosos níveis de calor, que podem chegar a 40-43 graus em locais como Minneapolis, Chicago, Kansas City e St. Louis", informou a agência.

Além disso, uma violenta tempestade registrada na sexta-feira à noite causou quedas de energia, afetando 4 milhões de pessoas durante o final de semana, número que chegou a 1,8 milhão na terça-feira, segundo o site da CNN.

Na região de Washington, onde 116 mil pessoas ainda estavam sem energia na terça-feira, o presidente da companhia de eletricidade local estimou que seria necessário uma semana para restabelecer totalmente o fornecimento.

Na véspera da celebração nacional americana de 4 de julho, várias festividades, incluindo queimas de fogos de artifício, foram canceladas em áreas onde as temperaturas elevadas aliadas à seca causaram estragos, provocando incêndios devastadores.

No site Accuweather.com, o meteorologista Alex Sosnowski alertou para riscos de novas "tempestades se deslocando rapidamente acompanhadas de fortes ventos" durante a terça-feira, seguidas de temperaturas ainda mais elevadas e de prováveis tempestades na quarta-feira.