BRASIL - 203 ANOS DE INDEPENDÊNCIA

As atas da organização registram a movimentação maçônica para alcançar a separação do Brasil de Portugal, buscando métodos pacíficos.

Para falar da independência do Brasil, precisamos começar com o Dia do Fico em 9 de janeiro 1822, que  marcou a decisão de Dom Pedro I de permanecer no Brasil, desobedecendo às ordens das Cortes portuguesas para seu retorno a Lisboa. Esse ato foi um passo fundamental para o processo de independência brasileira, simbolizando a resistência a tentativa de Portugal de recolonizar o Brasil e a crescente insatisfação popular e das elites com o poder de Lisboa.

Em resposta a pressão popular, Dom Pedro I declarou, em 9 de janeiro de 1822, a famosa frase: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Diga ao povo que fico."

O Dia do Fico foi um dos primeiros e mais importantes gestos de quebra com a autoridade portu-guesa, demonstrando o início da autonomia e o caminho para a independência oficial em 7 de setembro de 1822.

A partir daí, começa o trabalho da Maçonaria, visitando todas Lojas Maçônicas dos estados brasileiros para comunicar que o Brasil brevemente será declarado a sua independência, a Maçonaria teve uma influência significativa na independência do Brasil ao disseminar ideias iluministas e liberais, que serviram de base para o movimento de separação de Portugal. 

José Bonifácio e Gonçalves Lêdo, usaram as Lojas maçônicas como centro de debate e articulação política. Após a iniciação de Dom Pedro I na maçonaria, recebeu apoio para a proclamação da independência e posteriormente, assumiu o cargo de Grão Mestre, fortalecendo a ligação entre a instituição e o novo governo A Maçonaria funcionou como um veículo para a propagação de ideias liberais, como liberdade, igualdade e fraternidade, que eram centrais aos movimentos de inde-pendência em todo o mundo.

As atas da organização registram a movimentação maçônica para alcançar a separação do Brasil de Portugal, buscando métodos pacíficos.

A relação entre a Maçonaria e a família real foi fortalecida com a iniciação de Dom Pedro I na maçonaria em 2 de agosto de 1822. Ele assumiu o cargo de Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil (GOB), uma manobra política que o consolidou como monarca constitucional e defensor do novo mundo.

A independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822, quando Dom Pedro I proclamou o "Grito da independência"às margens do Rio Ipiranga, rompendo os laços coloniais com Portugal.

Eventos importantes no caminho para a independência incluem a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil em 1808 e o "Dia do Fico".

Brasil, meu Brasil,eu te amo eternamente, sempre serei um soldado teu e sempre defenderei essas cores tão lindas: Verde, Amarela, cor de Anil, são as cores do Brasil, enfeitiçamos o mundo inteiro com a sua bravura, os melhores defensores da pátria somos nós!

Elaborado e analisado por João Bosco Francelino 

Barbalha, 7 de setembro de 2025 - Imagem via google