Arqueólogos descobrem túnel no Egito que pode levar a túmulo de Cleópatra e seu amante

Pesquisadores apontam que rainha egípcia pode ter sido enterrada junto a Marco Antônio

Por O Globo e Agências Internacionais — Alexandria, Egito

A rocha, que tem sido chamada de 'milagre geométrico', está localizada mais de 13 metros abaixo da superfície da terra Reprodução/Twitter

Uma descoberta de arqueólogos dominicanos pode levar ao túmulo perdido de Cleópatra, conforme informou o jornal britânico The Daily Mail nesta terça-feira. Estudiosos da Universidade Autônoma de Santo Domingo (UASD) encontraram um túnel, esculpido em camadas de rocha, sob um antigo templo na cidade de Taposiris Magna, no Egito. O local está situado perto da antiga capital do país, Alexandria.

A novidade tem sido chamada de "milagre geométrico", já que está localizada a mais de 13 metros abaixo da superfície da terra, estendendo-se por cerca de 1,5 km. Além disso, a passagem subterrânea se assemelha ao túnel de Eupalinos, na ilha de Samos, na Grécia. Ele é considerado um dos mais importantes projetos de engenharia realizados no mundo clássico.

Para a arqueóloga Kathleen Martinez, da UASD, há "boas chances" de a última faraó do Egito e seu amante, Marco Antônio, terem sido enterrados dentro do templo. Há mais de uma década, ela está convencida desse fato e tem certeza de que o túnel pode ser o caminho para a revelação.

Segundo a arqueóloga, se de fato a rainha estiver na região, encontrar seus restos mortais seria "a descoberta mais importante do século 21".

Após a divulgação das novas evidências, o perfil oficial do Ministério do Turismo e Antiguidades no Twitter publicou uma imagem do túnel.

— A missão arqueológica egípcia dominicana da Universidade de San Domingo descobriu um túnel esculpido na rocha, cerca de 13 metros abaixo da superfície da terra. Esta descoberta foi feita durante os trabalhos de escavação na área do Templo de Taposiris Magna, Alexandria — escreveu a conta do ministério na rede social.

Em entrevista à Heritage Key, uma comunidade online dedicada a conteúdo sobre história e cultura, Martinez comentou a importância do que ela e o grupo de arqueólogos encontraram na região.

— Esta é a primeira vez que qualquer arqueólogo descobriu túneis e passagens subterrâneas dentro das paredes do templo. Então, mudamos para sempre o que se sabia sobre a arquitetura [da época] — afirmou.

A estudiosa acredita que, depois que o amante Marco Antônio se matou após sua derrota para César Augusto, Cleópatra estabeleceu planos detalhados para que os dois fossem enterrados juntos.

https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2022/11/arqueologos-descobrem-tunel-no-egito-que-pode-levar-a-tumulo-de-cleopatra-e-seu-amante-entenda.ghtml?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo