Hoje celebra-se o Dia de Reis encerrando o ciclo natalino

Neste dia os Reis Magos visitaram Jesus na manjedoura

Imagem crédito Revista Viéis

De 24 de dezembro de um ano a 06 de janeiro do ano seguinte, pelas tradições católicas se comemora o ciclo natalino, nesse tempo do advento muitas manifestações religiosas, cultirais e também sociais, a religião celebra com missas alusivas ao nascimento do Menino Jesus, a cultura popular se manifesta com vários grupos folclóricos, e no sentido social as famílias se reúnem realizando ceia de Natal,  trocam abraços como votos de felicitações e até com troca de presentes.

E nesse Dia de Reis, as manifestações tradicionais desde o século VIII ilustram a passagem do Dia de Reis, que, encerra o ciclo natalino. 

Três Reis Magos, Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia, e Baltazar,  na tradição da religião cristã, são personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. Foram mencionados no Evangelho segundo Mateus, onde se afirma que teriam vindo do oriente para Jerusalém para adorar o Cristo, "nascido Rei dos Judeus". Como três presentes (ouro, incenso e mirra). O ouro representar a realeza (além providência divina para sua futura fuga ao Egito, quando Herodes mandaria matar todos os meninos até dois anos de idade de Belém). O incenso pode representar a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu. A mirra, resina antisséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus.

Silva Neto