16 de dezembro se comemora o dia de Santa Adelaide

Foi atirada a prisão por se recusar a casar com o rei Berengário

É a 16 de dezembro que se comemora o dia de Santa Adelaide.

Adelaide nasceu em 931, filha do rei da Borgonha. Com seis anos, o seu pai morreu. Aos 16 anos a Corte arranjou o seu casamento com Lotário, rei de Itália, mas este faleceu três anos depois, dando lugar no trono ao seu rival, o rei Berengário, que queria casar Adelaide com o seu filho.

Como Adelaide se recusou a casar, foi atirada à prisão, perdendo todos os seus títulos e poderes. Com a ajuda do padre Martinho, seu capelão, Adelaide fugiu da prisão e refugiu-se no castelo de Canossa, prontamente atacado por Berengário.

Oto, o imperador da Alemanha, veio ao auxílio de Adelaide, a pedido desta e derrotou Berengário, fazendo-o prisioneiro. O imperador apaixonou-se pela santa e pediu-a em casamento. Adelaide aceitou, tornando-se imperatriz.

Enquanto Oto reinou por mais de três décadas, Adelaide dedicou-se a evangelizar os povos e a ajudar os pobres, doentes, missionários e religiosos, construindo igrejas, mosteiros e hospitais. Toda a sua piedade valeu-lhe o amor e admiração dos seus súbditos.

Adelaide ficou viúva novamente, subindo Oto II, seu filho, ao trono. A sua nora, cheia de inveja pelo poder de Adelaide junto de Oto II, acusando os seus gastos com doações, conseguiu exilar a santa, que procurou refúgio em Roma junto do Papa.

Passados dois anos, Oto II, arrependido, pediu o perdão da mãe, que se reconciliou com o filho. Pouco tempo depois este falece, assumindo a sua nora a regência. Esta planeava matar a sogra, mas acabou por ser assassinada antes disso, um mês depois de assumir o governo.

Adelaide tornou-se imperatriz regente da Alemanha, governando com justiça e piedade. Quando o seu neto Oto III atingiu a maioridade e subiu ao trono, Adelaide retirou-se para um mosteiro que ela tinha fundado em Selz, na Alsácia, para viver em oração.

A santa faleceu a 16 de dezembro de 999.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-de-santa-adelaide/