Homenagem: João Ribeiro Costa

Homem de grande simplicidade, generosidade e dinâmico comerciante da época

Imagem crédito portaldejuazeiro.com por Daniel Walker

Ele foi durante muitas décadas um dos mais prósperos empresários de Juazeiro do Norte. Sua empresa, Casa Ribeiro, localizada no centro comercial da cidade, na Rua São Pedro, 505,  era referência no ramo de material de construção. Aqui casou, constituiu família e morou num bonito bangalô que é uma das Joias da Arquitetura Antiga de Juazeiro do Norte.  Seu nome é João Ribeiro Costa cuja biografia é contada agora.

João Ribeiro Costa nasceu em Jurema (Pernambuco), em 14/05/1905. Era o caçula de seis irmãos. Todos foram alfabetizados no Engenho de cana de açúcar do pai, Paulino Joaquim Ribeiro. A família mudou-se para Juazeiro do Norte antes de o menino João completar 11 anos. Aqui, desde cedo, ele começou a trabalhar como empregado do armazém de grãos de propriedade da família Teixeira Lima. Nasceu ali uma amizade que acompanhou toda a vida de João Ribeiro e Sebastião Teixeira que se tornaram compadres pelo batismo da primeira filha de João, Neuma. Do seu casamento com a alagoana de Murici, dona Cícera,   nasceram além de Neuma, os seguintes filhos: Maria Neide, Maria do Socorro, Maria Núbia (falecida),  Natércia Maria, Francisco Ronaldo (falecido), José Adauto (falecido) e Cícero. Antes de se fixar definitivamente em nossa cidade, seu João morou um tempo (década de 1930) no Rio de Janeiro onde trabalhou como cobrador de bondes e na conhecida Companhia Souza Cruz, fabricante de cigarros. Retornando a Juazeiro do Norte estabeleceu-se no comércio,  inicialmente com uma loja de brinquedos. Mas como essa não era a sua grande vocação, mudou de ramo passando a vender material de construção fundando a Casa Ribeiro, a qual teve uma  existência ininterrupta de quase 60 anos. Uma das suas maiores alegrias foi ter recebido o título de Cidadão Juazeirense outorgado pela Câmara Municipal. Era um cidadão pacato, atencioso, muito religioso, tendo pertencido como membro atuante da Congregação Mariana, e profundo admirador do Padre Cícero. Também foi membro da Associação Comercial de Juazeiro do Norte, na qual, juntamente com outros associados, lutou em prol do desenvolvimento desta cidade.  Faleceu em 3 de setembro de 2000, aos 95 anos de idade. 

Visualizando as páginas do maravilhoso portaldejuazeiro.com encontrei uma linda história de um grande homem, João Ribeiro Costa, meu querido e saudoso compadre, tive a honra de trabalhar com ele na Casa Ribeiro, nossos laços de amizades eram bem acima de patrão e funcionário, o casal João Ribeiro Costa e Cícera Ribeiro foi padrinho de casamento de Silva Neto e Lúcia de Jesus Gonçalves, e mais profundo respeito padrinhos de batismo da nossa primeira filha Maria da Conceição Gonçalves. Somos gratos por convívio tão maravilhoso.

Obrigado também ao querido amigo Daniel Walker.  

http://www.portaldejuazeiro.com/2012/12/joao-ribeiro-da-costa.html