José Lúcio Sampaio Rolim olhava Barbalha pelas lentes da câmera
José Lúcio foi vereador e exerceu vários cargos públicos, e tinha a paixão por fotografa
RESUMO BIOGRÁFICO DE JOSÉ LÚCIO SAMPAIO ROLIM.
José Lúcio Sampaio Rolim nasceu em Barbalha, sul do Ceará, em 25 de março de 1952, residia na Rua 7 de setembro S/N, filho do casal Omar Cavalcanti Rolim e Noélia Sampaio Rolim, os quais tiveram também outros seis filhos, Marcos, Jackson, Fátima, Lúcia, Tereza e Lélia.
Irmãos: Marcos, Zé lúcio, Fatima, Lucia, Jackson, Tereza, Lélia.
Dedicou toda sua vida nesta cidade de Barbalha/CE. Estudou no Colégio Santo Antônio e na Instituição de Ensino UNITINS (Universidade do Tocantins), concluindo seus estudos em 1972. Destacou-se, no esporte amador, como goleiro. Na seara profissional empreendeu, por anos, no setor de transporte de passageiros e de cargas.
Em 1988 disputou sua primeira eleição municipal para o cargo eletivo de Vereador nesta cidade de Barbalha, sendo eleito para o mandato 1989 a 1992, o qual foi integralmente exercido, inclusive chegando a ocupar o cargo de Vice-Presidente da Casa Legislativa Municipal.
No período de 2004 a 2008 trabalhou na Prefeitura Municipal de Barbalha, exercendo o cargo de confiança “Assessor Especial de Gabinete”, e no início de 2017 retornou ao serviço público no cargo comissionado “Secretário Adjunto de Finanças”, além de estar suplente de vereador: mandato 2017-2020.
José Lúcio Sampaio Rolim era um amante de sua terra. Valorizava as pessoas, as raízes, as tradições de seu torrão natal. Para valorizar a cultura dos engenhos e moendas de cana de açúcar, na Terra dos Verdes Canaviais, chegou a arrendar uma propriedade no “Venha-Ver”, recuperando/instalando um engenho de cana de açúcar. Porém, a forma que ele realmente encontrou para eternizar o seu carinho e amor pela história desta cidade foi através das lentes de suas câmeras fotográficas e de suas filmadoras, registrando e revivendo inúmeros acontecimentos.
José Lúcio era casado com Paula Frassinette Filgueira Correia, com quem teve um filho, um neto e estava à espera de outro neto, o qual se também for do sexo masculino será homenageado com o seu nome. Pessoa bastante popular e querida, José Lúcio Sampaio Rolim faleceu no Hospital do Coração no dia 26 de outubro de 2017, aos 65 anos de idade.
Nos últimos anos de sua vida, uma das suas preocupações era com o Cemitério Público Municipal, chegando a fundar e a fazer parte de uma associação em prol do melhoramento daquele equipamento público.
Deixou aqui na Terra, mais que projetos, mais que sonhos, mais que realizações e obras, deixou CADA UM DE NÓS! Deixou a esperança e o exemplo plantados no inconsciente de cada barbalhense que o conheceu.
COMENTÁRIO
“Zé Lúcio, um sujeito fino e educado, que desde os anos 80/90 andava pelas ruas da nossa cidade com a sua câmera fotográfica em mãos e aquele jeito manso, registrava tudo e todos, era um defensor da história Barbalhense. Com a sua partida, Barbalha perde uma grande referência na história local, além de um defensor da cultura no município.
A dedicação e o cuidado em registrar a história da cidade, das famílias, que o nosso amigo tinha eram imensos. Tudo naquele homem virava uma história muito bem contada, fora um narrador nato! Contava causos do que vivera e também outros tantos que aprendera ouvindo os outros vida a fora, viveu a época em que alguns tinham tempo pra ouvir o outro.”
https://barbalhaesquecida.home.blog/2020/12/07/resumo-biografico-de-jose-lucio-sampaio-rolim/
Comentários