Hospital São Vicente de Paulo comemora hoje 50 anos de fundação

Hospital São Vicente, uma casa que se rege pelo lema de São Bento “ORA ET LABORA”, “ORAÇÃO E TRABALHO”

Hospital São Vicente de Paulo servindo e fazendo o bem, 50 anos de trabalho e luta (Imagem reprodução Barbalha)

Fundado em 1970, O Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, hospital filantrópico, instalado no bairro centro, coração da cidade de Barbalha, é referência na saúde do paciente, conta com uma equipe multiprofissional atuando de forma integrada.

Fundado pela Sociedade Santo Antônio, com a contribuição da Paróquia de Santo Antônio, através do então Padre Eusébio de Oliveira Lima, hoje Monsenhor Eusébio, de outros seguimentos da sociedade e de toda a comunidade da nossa cidade, o Hospital São Vicente foi entregue à Administração das Irmãs Beneditinas de Tutzing, comunidade formada inicialmente pela Irmã Edeltraut Lerch, enfermeira especializada em educação, que chegou em Barbalha com a responsabilidade de ser a primeira diretora do hospital. Seu trabalho foi marcado por princípios de humanização e relações interpessoais. Com ela vieram também Ir. Alacoque, Ir. Alésia, Ir. Áurea e Ir. Clemens. Hoje o Hospital que tem como principal característica o amor e respeito para com seus pacientes está sob a administração da Ir. Rosamaria.

Ao longo dos anos o hospital foi aumentando e diversificando seus atendimentos, sempre buscando atender às políticas prioritárias do Ministério da Saúde e, a partir de 1988, das políticas implantadas pelo Sistema Único de Saúde.

O Hospital São Vicente, sentindo a necessidade de aumento de área física, passou a adquirir imóveis no seu entorno, criando, junto com o Governo do Estado do Ceará e Ministério da Saúde, inovadores serviços, valendo-se citar a Pediatria, U.T.I. Neonatal e U.T.I. Pediátrica, ambulatórios de consultas diversas, Cento de Imagens, laboratórios clínico e patológico, Centro Cirúrgico Materno Infantil, Medicina Nuclear, Oncologia Clínica e Cirúrgica, Quimioterapia, Radioterapia, entre outros. Atualmente o Hospital São Vicente conta com 50 especialidades.

O Hospital, referência em parto de alto risco, realiza em média 40 partos por mês. O hospital filantrópico atende a pelo menos 60% – mas pode passar dos 70% – dos seus pacientes pelo Sistema Único Saúde. O bom trabalho desenvolvido na Unidade lhe rendeu o título de Hospital Mãe Canguru – o Método Canguru é uma das iniciativas mais importantes praticadas no Centro Materno Infantil. Utilizada em bebês de baixo peso, a técnica procura substituir a incubadora. A unidade é também intitulada Hospital Amigo da Criança – Uma estratégia lançada no mundo inteiro pela Organização Mundial da Saúde e UNICEF em 1991 com o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar. O Hospital São Vicente de Paulo é ainda o 2º Hospital da América Latina no Estudo de Sara.

A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Este é o Hospital São Vicente, uma casa que se rege pelo lema de São Bento  “ORA   ET   LABORA”,   “ORAÇÃO   E   TRABALHO”.  Uma   casa   que   busca   a excelência no  atendimento sem  distinção de  raça,  cor, credo ou  posição social, primando pelo atendimento humanizado, bandeira maior desde a nossa fundação.

http://www.saovicente.org.br/instalacoes/historia/