Pela 1ª vez na história, Basílica de Aparecida celebra Sexta-feira Santa sem a presença de fiéis
Sexta Santa tem celebrações sem a presença de fiéis no Santuário Nacional de Aparecida
Santuário Nacional de Aparecida vazio no feriado de Páscoa — Foto: André Bias/TV Vanguarda
Páscoa é considerado a principal data no calendário católico. Celebrações serão sem público para evitar a disseminação do coronavírus (Covid-19).
Por Do G1 Vale do Paraíba e região
O Santuário Nacional de Aparecida realiza pela primeira vez em sua história as celebrações da Sexta-feira Santa sem a presença de fiéis.
Para evitar a disseminação do coronavírus (Covid-19), os bancos do templo foram retirados e celebrações como a Via Sacra no Morro do Cruzeiro e a Procissão do Senhor Morto foram suspensas para evitar aglomerações.
A Páscoa é considerada a principal data do calendário católico no ano. Tradicionalmente, o Santuário Nacional recebe cerca de 250 mil fiéis na Semana Santa, mas dessa vez será diferente. O templo, que costuma ficar lotado no período, ficará vazio.
Mesmo sem público, os eventos serão realizados e transmitidos via internet. Na Sexta-feira Santa não são realizadas missas, mas há tradicionalmente cerimônias sobre a Paixão de Cristo.
Sexta Santa tem celebrações sem a presença de fiéis no Santuário Nacional de Aparecida
A programação começou às 9h com a Via-Sacra no altar principal. Às 12h, é realizada a Celebração do Sermão das Sete Palavras de Jesus na Cruz. O principal evento do dia está marcado para 15h: a Celebração da Paixão do Senhor.
Outros eventos, que costumam contar com a participação dos devotos e são realizados em locais abertos, como a Via-Sacra no Morro do Cruzeiro e a Procissão do Senhor Morto, foram suspensos para evitar aglomerações.
https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2020/04/10/pela-1a-vez-na-historia-basilica-de-aparecida-celebra-sexta-feira-santa-sem-a-presenca-de-fieis.ghtml
Comentários