Barbalha-CE: Festa de Santo Antônio será homenageada pela Assembleia Legislativa

O Secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Antônio de Luna (Sitõe Luna), informou a nossa reportagem, que a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, nessa quinta-feira (hoje 14), estará prestando homenagem a Festa de Santo Antônio de Barbalha, reconhecimento legislativo pelo grande evento que tem tradição, cultura, folclore, devoção, Fé, bem como carregamento e hasteamento do Pau da Bandeira do padroeiro da cidade.

O Poder Legislativo Cearense faz essa homenagem a Festa de Santo Antônio, atendendo proposição da deputada Fernando Pessoa (PR).

A Sessão Solene de Homenagem acontece no Plenário da Assembleia Legislativa, a partir das 10:H00, e contará com a presença de autoridades barbalhenses, dentre as autoridades o Prefeito Municipal, José Leite Gonçalves Cruz.

Vale ressaltar que a pequena cidade do interior cearense, Barbalha, tem pouco mais de 50 mil habitantes, porem, seu potencial cultural é muito grande, a Festa de Santo Antônio, ganhou nas últimas décadas uma explosão de crescimento popular, cruzou fronteiras nordestinas e passou a fazer parte da grande mídia nacional, com destaque para a tradição do carregamento e hasteamento do Pau da Bandeira de Santo Antônio.

Esse crescimento popular da Festa de Santo Antônio de Barbalha, fez despertar vários órgãos inclusive o IPHAN, que já trabalha um projeto para tornar a festa um patrimônio cultural imaterial, cujo processo está em analise dentre vários outros que pleiteiam um reconhecimento do IPHAN.

É importante se destacar que esse processo de tornar a Festa de Santo Antônio um patrimônio imaterial, já vem tramitando no órgão competente desde 2010, tendo o IPHAN já efetuado publicação de documentário referente o evento.

O Secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Antônio de Luna, está muito satisfeito por a Festa de Santo Antônio alcançar posição de destaque a ponto de hoje estar recebendo homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Silva Neto