Barbalha-CE: Galeria de Bandeiras de Santo Antônio está exposta na Cultura

 

Depois de muitas décadas de hasteamento da bandeira de Santo Antônio de Barbalha, nada se tinha como registro para a história ser contada e mostrada para os devotos e visitantes, mas, em 1999 uma artística plástica alcançou uma Graça pedida a Santo Antônio, e desde então, a sua promessa tem sido cumprida rigorosamente até o presente momento pintando a bandeira do glorioso Santo Antônio de Barbalha, e desde 1994 para cá as bandeiras confeccionadas passaram a preservadas e zeladas para a história da religiosidade barbalhense.

 

A bandeira de Santo Antônio passou a ser um grande patrimônio retirada do mastro depois de hasteada por alguns meses, nesse período de 1999 para o ano 2012, três bandeiras ficaram totalmente danificadas pelo tempo com sol e chuva e vento forte no topo do mastro, mas, pelo menos dez já estão fazendo parte da história da festa religiosa de Santo Antônio.

 

Nessa segunda-feira (04), as bandeiras foram colocadas em exposição em uma sala da Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha, que fica a Rua da Matriz bem próximo a Igreja do padroeiro da Terra dos Verdes Canaviais.

 

Duas pessoas tem uma parceira firmada para confeccionar a bandeira de Santo Antônio, a senhora Lourdes Luna faz a doação do tecido e a artística plástica Sandra Sobral faz a arte e pintura.

 

Se você quer conhecer a valiosa coleção de bandeiras desde 1999 da festa de Santo Antônio de Barbalha, visite a

Secretaria de Cultura e Turismo do Município, procure falar com a artista plástica Sandra Sobral, ela tem muito a descrever com riqueza de detalhes a confecção de cada bandeira de Santo Antônio.

 

Secretaria de Cultura, Rua da Matriz no centro de Barbalha.

Silva Neto