Com gol de Rafael Marques, Botafogo estreia com goleada na Taça Rio

Victor Machado - Rio de Janeiro (RJ)

Com tranquilidade, o Botafogo fez o dever de casa e deu continuidade à boa fase ao vencer o Quissamã por 4 a 0 neste sábado, no Engenhão, na estreia da Taça Rio. Os gols da vitória foram marcados por Julio Cesar, Lodeiro, Fellype Gabriel e Rafael Marques, que deu fim a incrível sequência de vinte jogos em jejum.

PRIMEIRO TEMPO DE POUCA CRIAÇÃO

A volta aos gramados após o título da Taça Guanabara não foi muito convincente nos primeiros minutos da partida. Com um time ansioso, o Botafogo não conseguia criar muitas chances e Julio Cesar precisou arriscar de longe para assustar o goleiro do Quissamã. A bola tocou na trave e acabou saindo.

A partir daí, mesmo com uma clara desorganização na zaga e um domínio do Alvinegro no meio de campo, o Quissamã foi para o ataque motivado a se manter na primeira divisão do Carioca. Em boa jogada, Bruno Reis cruzou rasteiro e a bola passou pela zaga inteira até sobrar para Arimax, que chutou no ângulo e exigiu incrível defesa de Jefferson.

A resposta não tardou. Novamente a iniciativa partiu do lateral Julio Cesar. Aos 32 minutos do primeiro tempo, o lateral chutou de longe, assim como no início da partida, mas dessa vez deu certo. O goleiro Ricardo ainda tocou na bola, mas não impediu o gol do time da casa. Com o placar a favor, o Alvinegro ganhou confiança e pressionou, mas não conseguiu ampliar até o intervalo.

DEFESA ABERTA

Logo no recomeço do jogo, uma chance incrível desperdiçada. Fellype Gabriel lançou Lodeiro sozinho, nas costas da defesa. O uruguaio avançou em velocidade até ficar cara a cara com o goleiro e tocou para Seedorf, que perdeu um gol inacreditável, isolando a bola para cima. Pouco depois, o holandês quase marcou após um passe de Lucas, dentro da área, mas cercado de zagueiros dessa vez.

A pressão imposta pelo Botafogo gerou tamanha intensidade que por pouco Rafael Marques não deu fim à sequência de vinte jogos sem marcar. Com a equipe toda recuada, o Quissamã deu muitos espaços para o Glorioso armar jogadas ofensivas com liberdade, principalmente pelas laterais do campo.

O excesso de vontade não resultou em cansaço e, após a parada técnica, o Botafogo voltou em busca do segundo gol, que não demorou para sair. Lucas aproveitou a lentidão da defesa e avançou pela direita. O cruzamento encontrou Rafael Marques, que fez o trabalho de pivô com precisão e deixou para Lodeiro chutar e ampliar. 2 a 0, sem sustos.

O fato de Rafael Marques não ter feito gols até então não parecia ser problema quando o centroavante participava diretamente deles. Aos 28 minutos, mais uma vez como garçom, conseguiu tocar para Fellype Gabriel na área. O meia ganhou da zaga e chutou na saída de Ricardo para fazer o terceiro do Alvinegro, que parecia insaciável. 

FIM DA SAGA

Como diz o ditado: "Tem coisas que só acontecem com o Botafogo". E o Glorioso pôde protagonizar mais um evento curioso neste sabado. Com total domínio da partida, a equipe tramou boa jogada no meio e Gabriel tocou na entrada da área para Rafael Marques finalmente completar para o gol. No que seria o 21º jogo sem marcar, o atacante balançou as redes, para a alegria coletiva do elenco alvinegro.

Acuado, o Quissamã apenas observava os gols saírem. Em bom momento, o campeão da Taça Guanabara começa em grande estilo o segundo turno do Campeonato Carioca.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 4 X 0 QUISSAMÃ

Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 16/3/2013 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner dos Santos Rosa
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto e Silbert Faria Sisquim
Cartões amarelos: Gabriel (BOT); Fabrício, Gustavo (QUI)
Cartões vermelhos: -

GOLS: Julio Cesar, 32\'/1ºT (1-0); Lodeiro, 23\'/2ºT (2-0); Fellype Gabriel, 28\'/2ºT (3-0); Rafael Marques, 36\'/2ºT (4-0)

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, André Bahia (Rodrigo Defendi, 28\'/2ºT), Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos (Lucas Zen, 38\'/2ºT) e Gabriel; Lodeiro, Seedorf (Bruno Mendes, 35\'/2ºT) e Fellype Gabriel; Rafael Marques - Técnico: Oswaldo de Oliveira.

QUISSAMÃ: Ricardo; Bruno Reis, Michel, Edson e Thiago Reis; Bruno Neves (Raphael, 28\'/2ºT) , Cleiton, Kunzel e Leo Miranda (Marcelinho, 39\'/2ºT); Fabrício e Arimax (Gustavo, intervalo) - Técnico: Gabriel Vieira.