Damião espanta má fase, participa de quatro gols e dá título do turno ao Inter
Centroavante faz dois em goleada por 5 a 0 sobre o São Luiz, após dois jogos sem marcar, e comanda time colorado. Jogo foi típico de Gauchão, com barro e estádio acanhado
LANCEPRESS! - Ijuí (RS)
Tudo que um jogo do típico Campeonato Gaúcho do imaginário dos torcedores aconteceu. Teve gramado ruim do Estádio 19 de Outubro, com barro de sujar uniforme. Teve estádio acanhado, para pouco mais de cinco mil torcedores. E teve o favorito vencendo na final da Taça Piratini. O Internacional bateu o São Luiz por 5 a 0, com gols de Leandro Damião, duas vezes, Gabriel, D’Alessandro e Rafael Moura e tirou a invencibilidade de Paulo Porto no comando da equipe de Ijuí. O camisa 9 foi o grande destaque colorado, ao participar dos quatro gols da partida, já que não marcava há dois jogos.
O Inter venceu o primeiro turno do Gauchão depois de três anos sem conquistar esta taça. Em 2009, com Tite, ganhou os dois turnos e sagrou-se campeão estadual. Em 2010, em 2011 e em 2012, porém, não havia tido o gosto da conquista. Os colorados fizeram mais gols em um jogo que o São Luiz havia tomado desde que Porto entrou no comando, na terceira partida do turno.
O Campeonato Gaúcho retorna no próximo fim de semana com a Taça Farroupilha, o segundo turno da competição, quando os times se enfrentam dentro do grupo – na Piratini, os duelos são com os times da outra chave. O Inter inicia a competição contra o Canoas, no Complexo Esportivo da Ulbra, domingo, às 16h. Já o São Luiz enfrenta o São José, em Ijuí, às 18h30 do mesmo dia.
EIS O GAUCHÃO
A rotina foi de chuva nos últimos dias em Ijuí. Isso prejudicou as condições do gramado do palco da decisão. O sol, porém, reinou na hora do partida, o que diminuiu um pouco os problemas – secou as poças d’água, embora isto tenha deixado o barro evidente. Em casa, o São Luiz tentou se impor nos minutos iniciais e apareceu constantemente no campo de ataque. Somou dos escanteios antes dos 10 minutos iniciais. Foi o melhor período dos donos da casa na etapa inicial. Ao perder chance com Josimar, de dentro da área, o Inter tomou as rédeas da partida e passou a exercer o domínio esperado.
Forlán teve participação destacada, mas desta vez nos passes. Foi o uruguaio que deixou o volante na cara de Oliveira. Foi também ele que finalizou cruzamento de Leandro Damião, de cabeça. Foi o camisa 7 que bateu falta rápida e achou D’Alessandro livre, livre, pela esquerda. O camisa 10 cruzou no segundo poste, com açúcar, mas Damião perdeu dentro da pequena área. Algo comum nos últimos jogos, já que o camisa 9 vinha sendo cobrado nas últimas partidas.
O centroavante, porém, se redimiu nos minutos seguintes. Aos 31 minutos, o 9 voltou a marcar, após três jogos. Recebeu de Josimar, que fez boa partida em sua primeira decisão com a camisa colorada, e na meia direita, girou sobre a marcação e arrematou forte no canto esquerdo de Oliveira para abrir o placar para o Internacional.
Com maior qualidade, a vantagem foi determinante. O Inter se manteve no controle da partida e seguimos em cima do São Luiz, que pouco conseguiu criar. Marcos Paraná, o centro do meio-campo montado por Paulo Porto, se preocupou mais em discutir com D’Alessandro do que achar companheiros na cara do gol.
Antes do apito final da primeira etapa, Gabriel desencantou com a camisa do Inter. Sempre um lateral ‘goleador’, marcou seu primeiro no novo clube aos 43, quando pegou rebote de cruzamento de Damião, que chegaria em Forlán, e bateu alto para vencer Oliveira.
DAMIÃO, MAIS UMA VEZ
Se no intervalo D’Alessandro voltou afirmando que a equipe precisava fazer mais um para matar o jogo, nada mais justo do que ele ser agraciado com tal feito. Logo aos 11 minutos, o camisa 10 acionou Leandro Damião pela esquerda e correu para dentro da área. O centroavante, que participou de todos os gols colorados, escorou para o argentino deslocar Oliveira e fazer o terceiro.
Antes, Juan havia salvo o Inter com um carrinho. Eraldo tentou a finalização, mas o zagueiro chegou no momento certo e evitou o gol. O primeiro chute a gol do São Luiz aconteceu aos 16 minutos, com Juba, de fora da área. Muriel caiu e espalmou para o lado, em sua primeira defesa em toda a partida.
E ficou para o final o mais bonito. Leandro Damião deixou o seu segundo na partida. Dominou na meia esquerda após lançamento longo de Diego Forlán. O camisa 9 olhou para o goleiro rival e bateu em curva, por cobertura. A bola chegou a desviar em Marcel e entrou no ângulo de Oliveira: 4 a 0. Ainda antes do apito final, Rafael Moura encobriu Oliveira, marcando outro bonito gol, e fechando a goleada por 5 a 0 e e taça colorada no armário.
FICHA TÉCNICA
SÃO LUIZ 0 X 5 INTERNACIONAL
Local: Estádio 19 de Outubro, em Ijuí (RS)
Data/Hora: Domingo, 10/03/2013 – 16h
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Altemir Hausmann e Rafael da Silva Alves
Cartões amarelos: Marcel, Marcos Paraná (SLZ) Fred (INT)
Público total/pagante: 6.036/5.047
Renda: R$ 283.590,00
Gols: Leandro Damião – 31’/1ºT (0-1) e 34\'/2ºT (0-4), Gabriel – 43’/1ºT (0-2), D’Alessandro – 11’/2ºT (0-3), Rafael Moura - 47\'/2ºT (0-5)
SÃO LUIZ: Oliveira; Júnior Barbosa, Thiago Costa, Marcel e Elton Macaé; Baiano, Chicão, Adãozinho (Washington – intervalo) e Marcos Paraná (Danilo – 30’/2ºT); Juba (Tiago Duarte – 19’/2ºT) e Eraldo – Técnico: Paulo Porto
INTERNACIONAL: Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Ygor, Josimar (Elton 42\'/2ºT), Fred e D’Alessandro; Forlán (Caio - 34\'/2ºT) e Leandro Damião (Rafael Moura - 35\'/2ºT) – Técnico: Dunga.
Comentários