A primeira partida das semifinais da Copa do Nordeste, contra o ASA, em Arapiraca (AL), hoje, às 16 horas, é considerada de alto risco para os alvinegros.
Eles sabem que um resultado ruim contra o inesperado adversário pode complicar sobremaneira as chances de classificação na partida de volta, no dia 3, na Arena Castelão.
Por isso, nem a histórica classificação diante do Vitória, no Barradão, ilude o elenco do Vovô, que rechaça qualquer rótulo de favorito. Tudo em nome da concentração necessária que um jogo semifinal exige.
"A concentração é total e o respeito ao ASA é muito grande. Não somos favoritos. Assim como nós, eles também eliminaram um forte adversário fora de casa (o ABC). Estamos em igualdade de condições. O objetivo é voltar vivo para decidir em casa", declara o meia Ricardinho.
Mas frear a empolgação e respeitar o adversário não significa jogar retrancado. O técnico Ricardinho, do Ceará, sabe que marcar um gol na casa do adversário facilitará a tarefa da equipe na partida de volta.
"Como vamos decidir em casa, temos a necessidade de entendermos o confronto, que será diferente dos outros. O adversário é duro, será difícil jogar lá, mas a equipe está pronta para o confronto. E ciente que precisamos buscar o gol fora, que é critério de desempate", afirma.
O volante Régis admite que a orientação é essa. Ele lembra que ficar só se defendendo pode trazer prejuízos ao time. "Não podemos ter receio de sair para o jogo porque é fora de casa. O time que só se defende acaba tomando um gol, não tem jeito. Além do mais, o Ricardinho (técnico), pediu para buscarmos o gol. Podemos até empatar, mas com gols. O gol fora vale praticamente dois", explica.
Desfalques
A missão de escalar a equipe para hoje foi uma tarefa complicada para o técnico Ricardinho. Sem o lateral-direito Eric, suspenso, e com seu substituto, Rafael Cruz, lesionado, além dos volantes João Marcos e Fransérgio vetados também por lesão, o treinador foi forçado a improvisar na escalação.
Com Régis cotado para jogar na lateral-direita, mas substituindo João Marcos no meio-campo, o zagueiro Potiguar foi improvisado no setor.
O técnico Ricardinho confia no jovem, mesmo fora de posição. "O escolhi por convicção. Ele que melhor se encaixou nos testes que fiz. Ele é um zagueiro rápido, de porte físico bom e tem a minha confiança".
Do outro lado, o ASA também tem problemas para a partida. O técnico Leandro Campos não conta com quatro jogadores (Cal, Marcus Vinícius, Geovane e Rodrigo Dantas) e deve escalar a equipe no 3-6-1.
Vladimir Marques
Repórter
Comentários