Histórico: Ceará goleia o Vitória no Barradão e se garante na semifinal da Copa do Nordeste

Por Caio Costa 

O Ceará passou por cima da vantagem de dois gol doVitória e goleou o time baiano por 4 a 1 nesta domingo (17) em pleno Estádio Barradão. Com esse triunfo histórico, o Alvinegro Cearense se garantiu na semifinal da Copa do Nordeste, onde enfrentará no ASA-AL.

O Rubro-negro começou o jogo dono das ações ofensivas, pressionando o Vovô. Logo aos oito minutos Cleiton vacilou, mas Marcelo Nicácio desperdiçou boa oportunidade de abrir o marcador. No minutos seguinte, o mesmo Nicácio recebeu de frente com Fernando Henrique, mas o goleiro tirou com os pés.

O Leão baiano chegou a fazer 1 a 0. Depois de cruzamento da direita, Rento Cajá cabeceou para as redes, mas o lance foi anulado em função de falta de Marcelo Nicácio em Cleiton. O Vitória seguia melhor em campo. Aos 18 minutos do primeiro tempo, após boa troca de passes com Marcelo Nicácio e Escudero, Renato Cajá chutou para fora.

O Ceará abriu o marcador em uma primeira jogada de ataque. Aos 20 minutos da etapa inicial, após cobrança de escanteio, a bola chegou até Ricardinho. O meia fez lindo cruzamento, na medida para Magno Alves que, de cabeça, fez 1 a 0 para o Alvinegro Cearense.

A resposta baiana veio em seguida. Nino Paraíba recebeu bela enfiada de Renato Cajá e finalizou. Para a sorte de Fernando Henrique, a bola explodiu na trave esquerda do goleiro. O Vovô ampliou aos 24 minutos. Ricardinho cobrou escanteio, Cleiton desviou no primeiro pau e Rafael Vaz só teve o trabalho de empurrar para as redes.

Em desvantagem, o time da casa partiu para cima e apostando em bolas alçadas à área alvinegra tentou diminuir o placar, mas a partidas foi para o intervalo com o placar 2 a 0 a favor dos cearenses.

Gol, expulsões e classificação alvinegra

O Vitória teve a primeira grande oportunidade do segundo tempo. Com apenas dois minutos de bola rolando, Dinei serviu Luís Alberto e o volante acertou o poste direito de Fernando Henrique. No rebote, a zaga alvinegra afastou.

A resposta do Ceará veio à galope. Aos seis minutos da etapa final, o meia Ricardinho apertou na marcação da defesa baiana,  tomou a bola e fez belo passe para Eric, que com tranquilidade marcou o terceiro do Vovô na partida. Dois minutos depois, Gabriel driblou Pingo e finalizou para grande defesa de Deola, na sobra, Pingo só emburrou para as redes deixando 4 a 0 no placar.

Aos 10 minutos, Magno Alves mandou a bola para lateral, para que Gabriel fosse atendido pelos médicos. O time baiano não fez o chamado fair-play e foi pro ataque. Para evitar o gol baiano, Eric fez falta em Luís Alberto, recebeu o segundo cartão amarelo e por consequência foi expulso.

Aos 25 minutos do segundo tempo, o argentino Maxi Biancuchi levantou da direita, para boa finalização de Dinei e Fernando Henrique fez grande defesa. Porém, o lance está estava parado por falta.

O Vitória teve grande oportunidade para descontar a vantagem do Ceará. Aos 28 minutos da etapa final, Mansur recebeu já dentro da grande área e cruzou rasteiro, mas Dinei chegou atrasado e não marcou. A pressão baiana deu resultado ao 30 minutos. Maxi Biancuchi aproveitou sobra e empurrou para as redes.

O time da casa então partiu para cima do Vovô. Aos 32 minutos, Gerley cometeu falta em Nino Paraíba. Renato Cajá cobrou, mas a cabeçada de Dinei foi para fora. O mesmo Dinei perdeu grande chance. De frente com Fernando Henrique, o atacante finalizou muito alto, sem perigo para a meta alvinegra.

Aos 39 minutos do segundo tempo, nova tentativa do Vitória, o meia Renato Cajá passou pela marcação, chutou rasteiro e o arremate foi para fora. Dois minutos depois, Luís Alberto recebeu na intermediária, arriscou para o gol e tiro foi para fora. Logo seguida, Fernando Henrique faz duas grandes defesas em jogadas de Dinei.

O time da casa ainda teve dois jogadores expulsos: Renato Cajá e Escudero. Final de jogo no Barradão, goleada do Ceará por 4 a 1 e Alvinegro Cearense está nas semifinais da Copa do Nordeste.