Barcos e Valdivia brilham e Verdão vence a primeira em casa no ano

Argentino e chileno fazem os gols da goleada sobre o São Bernardo por 3 a 0, no Pacaembu. Pirata assume a artilharia da equipe

Caio Carrieri - São Paulo (SP)

A primeira vitória do Palmeiras em casa em 2013 teve protagonistas que a torcida tanto sonha. Barcos e Valdivia brilharam na noite desta quinta-feira no Pacaembu, e o Verdão goleou o São Bernardo por 3 a 0, pela quarta rodada do Campeonato Paulista.

Antes de obter o primeiro triunfo sob os olhares dos palmeirenses, o time de Gilson Kleina havia perdido para o Penapolense (3 a 2) e empatado com o Bragantino (0 a 0). Resultados que fizeram a arqubicanda já vaiar a equipe no início de temporada.

Mas esta noite foi de festa e de escalação nova de Gilson Kleina. Depois de um começo irregular no Estadual (um empate, uma vitória e uma derrota), o treinador mudou a equipe. E a colocou de maneira mais ofensiva, com o Mago, Maikon Leite, Vinícius e Barcos no setor ofensivo.

Mesmo com o tornozelo esquerdo inchado, Valdivia fez a sua primeira partida como titular no ano. E foram dos pés do chileno que saíram as principais jogadas do Palmeiras. Motivado, o camisa 10 buscou o jogo. Movimentou-se atrás da linha de três atacantes e armou tanto do lado direito como do lado esquerdo.

A equipe do ABC aproveitava os espaços deixados pela defesa alviverde, que estava posicionada muito distante do restante do time. Um prato cheio para os contra-ataques do São Bernardo.

Foi assim que o veterano, e fora de forma, Fernando Baiano carimbou o travessão de Fernando Prass, para susto dos palmeirenses presentes no Pacaembu.

Logo depois, no entanto, o Palmeiras respondeu com um gols "em espanhol". Valdivia resvalou escanteio da esquerda e Barcos fez de barriga, livre de marcação na pequena área, aos 33 minutos do primeiro tempo. O Pirata assumiu a artilharia do elenco na temporada, com três gols.

O Bernô respondeu com alguns contra-ataques, mas parou mas na sua fragilidade técnica do que no poder de marcação do esquema montado por Gilson Kleina.

E o sotaque dos gols palmeirenses continuou em espanhol. Valdivia, de cabeça (aos 5 do segundo tempo), e Barcos, com o pé direito (aos 10), ampliaram a vantagem. Ambas as jogadas começaram do lado direito do ataque e foram concluídas com a ajuda da frágil marcação rival.

O técnico Luciano Dias até mexeu, em vão, no seu time. Usou todas as alterações para colocar Michael, Naldinho e Gil em campo, mas de nada adiantou. O Palmeiras goleou e selou a paz com a torcida. pelo menos por enquanto.

No próximo domingo, às 19h30m, o Verdão encarará o XV de Piracicaba no Barão de Serra Negra, e o Bernardo fará o clássico com o São Caetano, no 1º de Maio.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 3 X 0 SÃO BERNARDO

Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data e hora: 31/1/2012, às 19h30
Árbitro: Adriano de Assis Miranda
Auxiliares: Fausto Augusto Viana Moretti e Risser Jarussi Corrêa

Renda e público: R$ 177.540,00 ; 5.313 pagantes
Cartões amarelos: Valdivia (PAL) Gleidson (SBO)
Cartões vermelhos: Nenhum
GOLS: Barcos, aos 33\'/1T (1-0); Valdivia, aos 5\'/2T (2-0), Barcos, aos 10\'/2T (3-0)

PALMEIRAS: Fernando Prass, Ayrton (Wendell - 38\'/2T), Henrique, Maurício Ramos e Juninho; Márcio Araújo, Wesley e Valdivia (Edilson - 33\'/2T; Maikon Leite, Vinícius (Patrick Vieira - 18\'2T) e Barcos. Técnico: Gilson Kleina.

SÃO BERNARDO: Wilson Júnior, Régis, Samuel, Marcio Garcia e Gleidson Souza; Dudu, Glaydson (Michel - intervalo), Cleber e Luciano Mandi (Gil - 32\'/2T; Ricardinho (Naldinho - 17\'/2T). Técnico: Luciano Dias.