Sobrando no Rio, Fluminense briga pelo bi preocupado com a Libertadores
Com elenco poderoso e ainda mais reforçado, Tricolor é apontado como favorito, mas obsessão pela Libertadores pode fazer o Estadual ficar em segundo plano
Flávio Garcia - Rio de Janeiro (RJ)
Se o Fluminense não tivesse como grande objetivo para 2013 a conquista da Copa Libertadores, poderia ser dito aqui, sem sombras de dúvidas, que o clube seria o "grande" favorito ao título do Carioca. Mas como a prioridade é a competição sul-americana, o Tricolor é, digamos, "apenas" favorito. Hoje, o Fluminense tem o melhor elenco do futebol carioca (e um dos melhores da América do Sul), o melhor técnico do Rio (e um dos melhores do Brasil), o melhor patrocinador do estado (e um dos mais atuantes do país)... Trunfos que não podem ser desconsiderados ao se fazer a comparação com os outros grandes, que, tirando uma enorme e rara zebra, acabarão decidindo a disputa.
Diante disso, então, o Fluminense já pode levantar a taça do Carioca pela 32ª vez, se igualando ao Flamengo? De jeito nenhum. E o principal motivo é justamente a Libertadores, competição que vai merecer uma prioridade do Tricolor em muitos momentos durante o Estadual. O técnico Abel Braga já anunciou que iniciará a disputa com reservas. Mas até o time B do Flu é capaz de brilhar. É melhor do que quase todos (senão todos) os pequenos e pode bater de frente com os grandes. Os titulares serão utilizados quando der e quando convier ao treinador, que prometeu a estreia da equipe principal na terceira rodada, contra o Botafogo, em uma espécie de treino de luxo para o torneio continental.
Que time do Carioca tem tantos destaques quanto o Fluminense? Ter craques como Diego Cavalieri, Deco, Thiago Neves e Fred não é para qualquer um. Junto a eles, a base que ficou conhecida nos últimos anos como time de guerreiros, além de Bruno, Gum, Leandro Euzébio, Carlinhos, Jean e Wellington Nem, jogadores que se destacaram na conquista do Brasileirão de 2012. Nem precisaria de reforços para o Estadual, mas, mesmo assim, chegaram Wellington Silva, do Flamengo, e Rhayner, do Náutico. Felipe e um lateral-esquerdo estão chegando. E ainda pode vir mais, dando a sensação de que o Flu e a patrocinadora do clube estão insaciáveis por títulos, sejam eles prioritários ou secundários.
TIME-BASE: Diego Cavalieri, Bruno, Gum e Leandro Euzébio; Edinho, Jean e Deco; Wellington Nem, Thiago Neves e Carlinhos; Fred - Técnico: Abel Braga.
QUEM CHEGA
Rhayner (A, Náutico) e Wellington Silva (LD, Flamengo)
QUEM PODE CHEGAR
Felipe (M, Vasco), Riquelme (M, Boca Juniors), Carlos Eduardo (M, Rubin Kazan-RUS), Ernandes (LE, Atlético-GO) e Monzón (LE, Lyon-FRA)
QUEM SAI
Carleto (LE, São Paulo), Fernando Bob (V, Vitória), Ciro (A), Tartá (A, Criciúma), Bruno Veiga (A, Joinville) e Rodriguinho (A, Avaí)
Comentários