STJD libera início da Série D; Série C segue parada

Igor Siqueira*
Rio de Janeiro (RJ)

Metade do impasse foi resolvido. O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Approbato, acatou - em partes - o pedido do Santo André para que as Séries C e D tivessem início. O Tribunal liberou apenas que a bola pode rolar pela Quarta Divisão e a CBF já confirmou quando a competição começará: no sábado, com o duelo entre Mixto e Sampaio Corrêa. Os outros 19 jogos vão acontecer no domingo.

- A Série D começa sábado. Este problema está resolvido e espero nos próximos dias ter a felicidade de também anunciar o início da Série C - disse o presidente José Maria Marin, ao site da CBF.

- Mesmo com início da Série D, Resende desiste da disputa

A Série C permanece paralisada, já que o Treze ainda tem a seu favor uma decisão na Justiça Comum que o garante entre os 20 times, mas a CBF e o STJD têm um acordo com o Rio Branco - feito em 2011 - que assegura o clube acriano na disputa.

- O Treze não pertence à Série D, por isso liberei as competições, já que não há mais nenhuma repercussão de decisões judiciais na Série D - afirmou o Rubens Approbato ao LANCENET!.

O presidente do SJTD ainda informou que não recebeu a denúncia que será formulada pelo procurador-geral do Tribunal, Paulo Schmitt, a fim de punir quem insistir nas ações via Justiça comum:

- Ele já fez essa menção, mas ainda está estudando a matéria.

A Série D deveria ter começado no dia 27 de maio, mas quatro dias antes o STJD atendeu à petição do Santo André e paralisou a competição. Gurupi e Marcílio Dias já anunciaram desistência. No entanto, o clube catarinense estaria inclinado em revogar a decisão tomada na terça-feira. A diretoria vai se reunir ainda nesta noite para tratar do assunto.