Van der Sar exalta Dinamite e brinca: 'Talvez os goleiros não fossem bons'

clube pode se inspirar nos holandeses para a construção da nova arena

Por Fábio LimaRio de Janeiro

Diretor esportivo do Ajax, o ex-goleiro Van der Sar esteve em São Januário na tarde desta sexta-feira para se encontrar com o presidente Roberto Dinamite e conhecer as instalações do Vasco, clube contra o qual os holandeses disputarão um amistoso no domingo, em evento que marcará a despedida do meia Pedrinho, que também participou da reunião. Bem humorado, o dirigente se impressionou com os 754 gols marcados pelo mandatário cruz-maltino na carreira como jogador, mas estava tão à vontade que se permitiu fazer uma provocação.

- Eu ouvi o número de gols que ele fez e é impressionante. Não sei, de repente foi a qualidade dos goleiros que não eram tão bons na época. Ele me deu um DVD com os gols e colocarei na TV para acompanhar os melhores momentos do presidente – divertiu-se.

O Ajax já se encontra no Rio de Janeiro desde domingo para um período de intertemporada, mas Van der Sar chegou à cidade apenas nesta sexta-feira. Enquanto o técnico Frank de Boer exaltou a história do Vasco no início da semana, o diretor teve na camisa seu xodó. Na hora de posar para fotos para o GLOBOESPORTE.COM, Dinamite lhe ofereceu uma de goleiro, verde, mas o holandês “exigiu” a de jogo.

- É ótimo estar aqui no clube, tem muita tradição, o presidente Roberto me mostrou seu escritório e me contou sobre sua trajetória. Gostei da camisa do Vasco, relembra as memórias, é uma camisa icônica e talvez um pouco similar à do Ajax, com a faixa – disse.

Van der Vasco?

Após o encontro, Roberto Dinamite não descartou uma retribuição com a visita do Vasco à Holanda. O que poderá apressar o processo é a ideia de construção do novo estádio do clube. A Amsterdam Arena, do Ajax, deverá servir como inspiração.

- O papo foi inicial, mas acho que a possibilidade de outras coisas estarem acontecendo é viável e é um intercâmbio, uma porta que se abre tanto para eles quanto para o Vasco fora do Brasil. Buscamos fazer nossa arena, e a Holanda mostra que tem uma arena realmente fantástica.  Mas acho que essa integração é importante para o futebol brasileiro. Um clube da tradição do Ajax é sempre bom no início de temporada, para que possamos buscar e sonhar alto no ano de 2013 - concluiu.

A diretoria cruz-maltina tem a intenção de reformar São Januário, apesar do estádio não estar mais cotado para receber o rúgbi nas Olimpíadas de 2016. A princípio, o novo estádio seria inspirado no Stamford Bridge, do Chelsea.

Roberto não deixou de devolver a provocação do rival e deixou no ar a questão: se jogassem na mesma época, quem levaria a melhor, Dinamite ou Van der Sar?

- Foi muito legal, ele conheceu um pouco da história do Vasco, do futebol brasileiro. Sabe o que representa o Vasco no cenário do nosso futebol. Eu estava brincando com ele, não sei quem deu mais sorte, ele ou eu. Ele é um grande goleiro, a minha trajetória também como jogador... O papo foi muito amistoso. Acho que esse jogo tem tudo para estreitar essa relação – garantiu.

Homenageado do amistoso, Pedrinho também esteve reunido com os dirigentes e elogiou a postura do visitante.

- Eu conheci jogadores holandeses ao longo da minha carreira, mas o Van der Sar foi a primeira vez.