Com direito a polêmica, Inglaterra vence a Ucrânia

João Vitor Xavier
Donetsk (UCR)

A Inglaterra aproveitou a única grande chance de gol que teve, marcou através do atacante Rooney, venceu por 1 a 0 e eliminou a dona da casa Ucrânia na tarde desta terça-feira na Donbass Arena, em Donetsk, casa do Shakhtar.

Mesmo com a vitória, os ingleses suaram frio, já que os ucranianos foram melhores durante quase todo o jogo e tiveram um lance polêmico em que a bola entrou mas o gol não foi validado - Terry tirou o chute de Devic, mas a bola já havia cruzado a linha -, apesar de um impedimento na mesma jogada não ter sido apontado.

Com o resultado - e apesar da polêmica -, a Inglaterra terminou na liderança no Grupo D, com sete pontos, e enfrentará a Itália nas quartas de final da Eurocopa. Os ingleses se beneficiaram da inesperada derrota da França para a Suécia por 2 a 0 para escapar da atual campeã europeia e mundial Espanha.

PRIMEIRO TEMPO

Mesmo precisando da vitória, era esperado que os ucranianos esperassem mais para sair e atacar. Sentissem o jogo e o estilo inglês antes de se soltar e buscar o resultado que lhe interessasse.

No entanto, desde o primeiro minuto, o time da casa jogou a cautela pela janela e saiu para atacar. Consciente de suas dificuldades, especialmente sem Shevchenko, lesionado, os ucranianos usavam as pontas para chegar na área inglesa. Gusiev de um lado e Konoplianka de outro eram os mais perigosos.

QUARTAS DE FINAL

Quinta - Rep. Tcheca x Portugal
Sexta - Alemanha x Grécia
Sábado - Espanha x França
Domingo - Inglaterra x Itália

  

 

  

 

 

 

 

 

 

Os ingleses, talvez estupefatos com a postura do adversário, demoraram muito para entrar no jogo. Apenas aos 15 minutos, o English Team conseguiu sua primeira troca de bola mais demorada.

Curiosamente, a principal chance do primeiro tempo foi da Inglaterra. Young recebeu bola na esquerda e cruzou na cabeça de Rooney. Enferrujado, o atacante do Manchester United errou o tempo da bola, que foi para fora.

Apesar do perigo, os ucranianos foram superiores durante toda a primeira etapa. Yarmolenko quase entortou Parker em jogada individual. Gusiev também chegou várias vezes com perigo e Konoplianka testou Hart em algumas ocasiões com chutes de fora da área.

SEGUNDO TEMPO

Era preciso que a Inglaterra voltasse com uma postura diferente se não quisesse ser surpreendida novamente, desta vez no placar. E o time de Roy Hodgson atendeu aos pedidos de milhares de torcedores presentes em Donetsk. Logo aos dois, Gerrard pegou a bola pela direita, deixou um ucraniano no chão e cruzou. A bola passou por Welbeck, mas não por Rooney, que justificou sua inclusão no elenco inglês, mesmo podendo só jogar a última partida da fase de grupos devido a uma suspensão: 1 a 0.

Por bons minutos após o gol, a Inglaterra ficou confortável, com o próprio Rooney perdendo uma chance de matar o jogo. No entanto, os ucranianos voltaram a crescer dentro de campo e, com o polêmico lance de Devic, entrou de vez no jogo.

Mesmo assim, a jogada incendiou o Donbass Arena. Shevchenko entrou em campo e a Ucrânia seguiu pressionando. Com bastante consciência, os ingleses seguraram a onda até o fim, com a experiência de Rooney sendo fundamental, e garantiu a classificação e o primeiro lugar no Grupo D.

FICHA TÉCNICA
INGLATERRA 1 X 0 UCRÂNIA

Local: Donbass Arena, em Donetsk (UCR)
Data-Hora: 19/6/2012 - 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Viktor Kassai (HUN)
Auxiliares: Gabor Erös (HUN) e György Ring (HUN)
Cartões amarelos: Ashley Cole e Gerrard (ING); Tymoshchuk, Rakitskiy e Shevchenko (UCR)
Cartões vermelhos: -
Gols: Rooney 2'/2ºT (1-0)

INGLATERRA: Hart, Johnson, Terry, Lescott e Ashley Cole; Parker, Gerrard, Milner (Walcott 24'/2ºT) e Young; Rooney (Oxlade-Chamberlain 41'/2ºT) e Welbeck (Carroll 36'/2ºT) - Técnico: Roy Hodgson.

UCRÂNIA: Pyatov, Gusiev, Rakitskiy, Jacheridi e Selin; Tymoshchuk, Garmash (Nazarenko 32'/2ºT), Yarmolenko e Konoplianka; Milevskiy (Butko 31/2°T) e Devic (Shevchenko 24'/2ºT) - Técnico: Oleh Blokhin.