O Estadual começa hoje com Ceará e Fortaleza só na 2ª fase e vaga na Copa do Brasil ao ganhador da fase inicial
O Campeonato Cearense de 2013 começa neste sábado cheio de novidades. Remodelado após o retorno do Campeonato do Nordeste, o Estadual não terá a presença de Ceará e Fortaleza na fase classificatória, já que os dois times jogarão o torneio regional e entrarão apenas na 2ª Fase, por terem sido campeão e vice em 2012, respectivamente.
Os demais nove times - Crato, Ferroviário, Guarani de Juazeiro, Guarany de Sobral, Horizonte, Icasa, Maracanã, São Benedito e Tiradentes - iniciam hoje a disputa por seis vagas na 2ª Fase, onde se juntarão aos grandes. Já os dois piores colocados estarão rebaixados para a "Segundona".
Para essas equipes, os maiores atrativos da fase classificatória são a vaga na Copa do Brasil do ano seguinte e os pontos de bonificação. Quem for o 1º colocado já garante vaga na competição nacional, além de ganhar dois pontos para a fase seguinte, enquanto o 2º colocado recebe um ponto de bônus.
Assim, os dois melhores classificados sairiam na frente de Ceará e Fortaleza na pontuação, em busca de quatro vagas nas semifinais. Além disso, o primeiro colocado não precisar disputar a decisão do Estadual para ir à Copa do Brasil do ano seguinte, como acontecia anteriormente.
A segunda fase - já com Ceará e Fortaleza - será disputada em um octogonal, que mandará quatro clubes para as semifinais. O 1° colocado da segunda fase enfrenta o 4° e o 2° encara o 3º, em jogos de ida e volta, para definir os dois finalistas.
O campeão cearense terá uma vaga na Copa do Brasil e no Campeonato do Nordeste. Ao vice-campeão, será reservada uma vaga no torneio regional.
Expectativa
De camarote, Ceará e Fortaleza só analisarão seus futuros adversários na 2ª Fase do Estadual, que iniciará no dia 10 de março. Enquanto os nove clubes se engalfinham em busca das seis vagas, alvinegros e tricolores jogarão o "filé mignon" no Campeonato do Nordeste.
Ainda que a competição regional seja a primeira disputa do ano - o Ceará estreia no dia 19, contra o ABC, e o Fortaleza no dia seguinte, diante do Confiança - o Estadual não será esquecido por eles. "A diretoria do Ceará vê o Estadual como uma competição importante. Ela vale a hegemonia local. Perdemos na última década e desde que assumimos, queríamos esta retomada. Somos bicampeões e almejamos que esta década seja hegemônica. O torcedor do Ceará é dividido, uns preferem subir para a Série A, outros o título estadual. E contemplaremos a torcida como um todo. Queremos o tri", declara Robinson de Castro, vice presidente do clube.
Troco
Para o presidente do Fortaleza, Osmar Baquit, o Campeonato Cearense passa a ser até mais importante que a Copa do Nordeste, pois ele pretende recuperar a hegemonia do Estadual. "Pela tradição e rivalidade, a torcida vai nos cobrar o título e temos de impedir que o Ceará seja tricampeão e, assim, se distancie no número de títulos. Em qualquer competição, nós entramos para ganhar", afirma Baquit.
SAIBA MAIS
Clássico-Rei
Pela tabela do campeonato, Ceará e Fortaleza se enfrentam na 4ª rodada da 2ª Fase, ainda sem data definida. Na 1ª rodada da 2ª Fase, o Vovô atua em casa e o Leão fora. Duas datas foram reservadas no calendário da Federação Cearense de Futebol para as finais do Campeonato de 2013. A decisão ocorre em 12 e 19 de maio
Novidades
Egressos da "Segundona", Maracanã e São Benedito são as principais novidades da edição 2013, estreando na elite estadual. Os dois clubes foram fundados no mesmo ano - 2005 - e, em oito temporadas de atividade, já alcançaram a 1ª Divisão cearense. Eles substituirão Itapipoca, Trairiense e Crateús, que caíram em 2012
VLADIMIR MARQUES
REPÓRTER
Comentários