Inauguração do Castelão terá esquema de segurança e de trânsito
Novo estádio terá a capacidade de abrigar cerca de 64 mil espectadores.
G1 CE
A Arena Castelão será inaugurada neste domingo (16), às 18 horas, horário de Fortaleza. A presidente da República, Dilma Roussef, o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo estarão presentes ao evento. Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Etufor e Polícia Militar farão a segurança do local.
A Polícia Militar fará a segurança no perímetro do Castelão, com mil homens trabalhando desde o começo da tarde, em cerca de 20 viaturas, motocicletas e em uma aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). 410 homens ainda farão a segurança particular.
Sobre a segurança, o governador do Estado, Cid Gomes assegurou que todos serão bem vindos e que não faltará infraestrutura. "Todos serão muito bem vindos, não deixem de ir por achar que vai faltar estrturua. O estádio é muito seguro. Vai haver segurança. Elas vão poder contemplar o campo, o estádio, vão sentar nas cadeiras, que muito confortáveis e vai ser uma visita e uma oportunidade bem legal", disse.
Trânsito
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) vai mobilizar um efetivo com 50 agentes de trânsito, distribuídos com 16 postos fixos e utilizando oito motocicletas e quatro viaturas, além de um reboque em regime de plantão e uma ambulância do SAMU. Na Central de Controle Semafórico (CTAFOR), haverá um engenheiro plantonista para acionar mudanças dos tempos dos semáforos, quando necessário.
Para o acesso ao Castelão há quatro rotas de chegada: a Avenida Dedé Brasil. É importante que nas avenidas o estacionamento estará proibido, com exceção da Avenida Jucelino Kubitschek. Será proibido o estacionamento nas vias de acesso ao estádio e, havendo necessidade, ao término do evento, a Avenida Alberto Craveiro terá sentido único de circulação para garantir a fluidez do trânsito.
Transporte público
Já a Etufor vai disponibilizar uma frota de 48 ônibus extras nos sete terminais da capital a partir das 15h. E o entorno da Arena será atendido por 11 linhas de transportes coletivo (10 de ônibus e um de transporte complementar).
A Linha Sul do Metrô de Fortaleza realiza operação assistida especial. Para atender a demanda do evento que tem abertura prevista para às 17 horas, o horário de funcionamento das estações será de 16 as 22 horas, com trens unidade-elétrica (TUEs) saindo em intervalos de 30 minutos.
Os passageiros que desejem visitar a obra que está sendo entregue podem descer na Estação Mondubim e aproveitar a integração que será feita com dez ônibus, disponibilizados pelo Sindionibus, saindo somente daquela estação até o estádio e vice-versa, no período que termina às 22 horas. Ressalte-se que estes veículos serão ofertados gratuitamente para a população. Este é um exemplo de como funcionará o sistema integrado entre os modais ônibus e metrô que está sendo estudado pelo Governo do Estado para beneficiar os usuários de transporte público em Fortaleza e região metropolitana.
Atualmente, a via possui 16 estações inauguradas, as quais estão distribuídas no percurso que vai desde o município de Pacatuba até o Centro da capital. Normalmente, a operação assistida ocorre de 8 às 12 horas, de segunda a sexta-feira, excetuando-se os feriados. As viagens da Estação Carlito Benevides (Pacatuba) até a São Benedito (Fortaleza) duram cerca de 34 minutos e têm beneficiado mais de 7 mil pessoas diariamente.
Arena Castelão
O evento de entrega da Arena Castelão contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff e show gratuito do cantor Fagner. Quem comparecer à comemoração poderá também fazer uma visita ao interior do estádio.
Ao todo, o projeto envolve recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 55 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos, que irá cobrir todas as despesas com energia, água, telefonia, esgoto e pessoal de manutenção e conservação.
Jogos iniciais
Com mais de 150 mil metros quadrados de área total construída e capacidade para cerca de 64 mil espectadores, a Arena Castelão, no dia 27 de janeiro de 2013, vai receber os jogos inaugurais, que serão as partidas entre Ceará e Bahia e Fortaleza e Sport, válidas pela Copa do Nordeste. Em junho, é a vez da nossa capital ser uma das sedes da Copa das Confederações da FIFA.
A partida de estreia na competição internacional é o Clássico das Américas entre Brasil e México no dia 19 de junho, pelo segundo jogo da seleção brasileira na fase de grupos. Já em 23 de junho é a vez da atual campeã mundial Espanha enfrentar a seleção que vai representar o continente africano e que ainda será definida. Depois, a Arena Castelão sedia ainda uma semifinal da competição.
Comentários