Gabigol, Erick, Tiquinho Soares e técnico: Marcelo Teixeira detalha negociações do Santos para 2025

Presidente também comenta situações de Lucas Barbosa e Soteldo para próxima temporada

Por Redação do ge — Santos, SP

14/12/2024 

Bruno Gutierrez explica planejamento do Santos para 2025 na Central do Mercado

O Santos está no mercado em busca de reforços para a próxima temporada. Entre os nomes estão o zagueiro Luisão, do Novorizontino, o volante Danilo Barbosa e o atacante Tiquinho Soares, do Botafogo, o volante Erick, do Athletico-PR e o atacante Gabigol, de saída do Flamengo. 

Em entrevista ao programa Esporte por Esporte, da Santa Cecília TV, o presidente Marcelo Teixeira disse que Gabriel não é carta fora do baralho, mas admitiu que a negociação é difícil.

O Peixe enfrenta a concorrência do Cruzeiro nesse caso. O presidente, porém, disse que foi atrás de parceiros para tentar "uma ou até duas" cerejas para o bolo no elenco.

– Quando você pensa num atleta individualmente como Gabriel, Dudu (que deixou o Palmeiras), é um atrevimento de você tentar fazer sem onerar. O Santos vai ao mercado tentar trazer um jogador para conseguir manter uma filosofia de trabalho vencedora, mas não quer dizer que irá onerar os cofres do clube. Só concretizará esse fato, e isso ficou claro ao estafe do jogador e do clube, no sentido de você ter respaldo, retaguarda para conseguir concretizar um negócio como ele. Um patrocinador que irá auxiliar. Quando o Santos fez esse gesto, ele mexeu com o estafe e o jogador. Se não fosse assim, já teria sido concretizado o fato. Ainda não foi pelo fato de que você esteja amadurecendo, de ambas as partes, a possibilidade de isso acontecer. Mas é muito difícil acontecer uma concretização assim.

Gabigol, Gabriel Barbosa, Flamengo, Fortaleza x Flamengo — Foto: Alexandre Lago

Entrevista coletiva de Marcelo Teixeira no Santos — Foto: Ana Canhedo

Tiquinho com o novo uniforme do Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo

Soteldo em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Em relação a Tiquinho Soares, o mandatário santista adiantou que houve avanço na negociação envolvendo o Peixe e o estafe do atleta, mas que o clube aguardava o fim da temporada do Botafogo para poder discutir valores com a equipe carioca.

– Um jogador como esse poderia fazer, como faz parte do Santos, numa chance de que você esteja em entendimentos com o estafe do jogador. Já tem adiantado bem as questões profissionais envolvendo clube e jogador. Mas, agora, precisa haver negociação envolvendo o clube. No caso do Botafogo estava envolvido em questões internacionais. Agora, no retorno, pode haver o entendimento. Tem clubes que estão em aberto em termos de parcelas com o Santos, valores financeiros. Tudo isso facilita num entendimento caso haja interesse dessa liberação.

Teixeira também confirmou o interesse no volante Erick, do Athletico-PR. No entanto, ele explicou que o Furacão tentou envolver o atacante Guilherme na negociação, o que foi rejeitado pelo Santos.

– O Erick, você vai ao Athletico, que foi um clube rebaixado, e ele exige uma contrapartida que foi por um atacante. O atacante não quer disputar a Série B do campeonato e nem o Santos se interessou em disponibilizar o Guilherme. Partiu do Atheltico a intenção. Eles estão numa realidade e quiseram a realidade que o Santos possui. É uma boa troca? No nosso intuito, não. O Santos vai, porque o treinador quer o jogador, no intuito de comprar o jogador. Quando vai buscar a aquisição, o jogador custa 5 milhões de euros. Tudo é dentro de uma negociação que exige um tempo. Não está concretizada, mas está em aberto para ter uma conclusão favorável caso não envolva o Guilherme na negociação.

O dirigente também explicou a possibilidade de contratar o atacante Claudinho, atualmente no Zenit, da Rússia. Mas considerou uma operação complicada. Recentemente, o atleta esteve na Vila Belmiro para participar do jogo beneficente "Natal sem Fome" e revelou o desejo de poder atuar pelo Peixe, clube onde iniciou a carreira.

– Pode até ter essa gratidão. O Santos já manteve contrato com o clube, outros clubes também interessados em repatriar o jogador. Existe uma dificuldade porque tem o planejamento de contar com o jogador até o meio do ano que vem. O Flamengo ofereceu quase 20 milhões de euros, e o Zenit não se interessou pela negociação. Não é o Santos, neste momento, que vai oferecer um valor de aquisição para o jogador e ainda mais o salário que esteja envolvido . É uma forma do jogador se manifestar, mas o clube concretizar uma negociação desse nível é muito difícil. 

Assim como já havia dito anteriormente ao ge, Teixeira voltou a garantir que o Santos já possui técnico, mas não é possível ainda revelar o nome por conta de questões contratuais. Porém, ele revelou que o treinador pediu tempo para poder avaliar o atacante Lucas Barbosa e disse querer contar com o venezuelano Soteldo.

– O Lucas Barbosa é um atleta que está valorizado. Tem muitos clubes interessados. O próprio treinador indicou que gostaria de fazer uma avaliação maior porque não conhece o jogador. Temos que ter uma prudência. Muitos clubes querem, nós também queremos jogadores que estão em clubes interessados. É um período natural de transição que você não pode definir. Alguns definidos você não pode anunciar. É uma fase difícil.

Sobre Soteldo, o presidente do Peixe disse que a diretoria tem restrições ao atleta. Segundo Teixeira, é preciso que o atleta entenda que o clube passa por um novo momento. O dirigente ainda explicou sobre a negociação envolvendo o Grêmio, que ainda pode exercer o direito de adquirir 50% dos direitos econômicos do jogador.

– O técnico tem interesse, quer a integração do Soteldo. A direção tem certas restrições com referência, não a parte técnica, mas que já manifestamos para a comissão técnica no intuito de que ele entenda o novo momento. O que ficou no passado aconteceu. O Grêmio já pediu parcelamento, pediu inclusão de outros jogadores. O Santos não aceita. Aceita o que está em contrato pelos 50%, até porque quando emprestamos só possuíamos os 50%. Agora o Santos possui 100%. Se o Grêmio exercer, o Santos irá respeitar. Se o Grêmio não exercer, há a possibilidade da integração do jogador, como também de outros que estão retornando. Tudo vai passar por uma avaliação da comissão.

Por fim, Marcelo Teixeira disse que o zagueiro Gil não irá se aposentar e adiantou que as negociações para a renovação de contrato do veterano e do atacante Otero estão bem encaminhadas.

https://ge.globo.com/sp/santos-e-regiao/futebol/times/santos/noticia/2024/12/14/gabigol-erick-tiquinho-soares-e-tecnico-marcelo-teixeira-detalha-negociacoes-do-santos-para-2025.ghtml