Corinthians reage no segundo tempo, vence o Criciúma e entra no G-8

Yuri Alberto ultrapassou o palmeirense Estêvão na artilharia do torneio, 13 x 12

Timão engata a sétima vitória seguida e aumenta chance de conquistar vaga na Libertadores; Tigre se complica e continua no Z-4

Uma reação que pode definir os rumos dos dois times no Brasileirão. Neste sábado, o Corinthians não se intimidou ao sair perdendo por 2 a 0 contra o Criciúma, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, e buscou a virada na segunda etapa: 4 a 2 para o Timão em jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Dono da primeira etapa, Bolasie colocou o Tigre em vantagem. Depois do intervalo, porém, Rodrigo Garro, Matheus Bidu e Yuri Alberto (duas vezes) definiram o resultado que colocou os corintianos, que conseguiram a sétima vitória seguida, na zona de classificação para a Conmebol Libertadores e complicou os catarinenses na luta contra o rebaixamento.

•  Como fica?

O Corinthians agora soma 50 pontos e fecha o sábado na 8ª colocação do Brasileirão, posição que, com o título do Botafogo na Conmebol Libertadores, daria uma vaga ao Timão na próxima competição sul-americana e na Copa do Brasil. O Criciúma continua com 38 pontos, na zona de rebaixamento os catarinenses estão na 17ª posição e podem ver os concorrentes diretos abrir vantagem e até ser ultrapassado pelo Bragantino neste domingo.

•  Confusão no intervalo

Uma briga entre torcedores do Corinthians na arquibancada iniciou uma confusão no gramado do Heriberto Hülse. Enquanto os jogadores reservas do Timão tentavam acalmar os ânimos, o mascote do Criciúma fez uma simulação de atendimento médico próximo ao local. O gesto foi interpretado como provocação pelos corintianos, que foram pra cima do Tigre. 

•  Yuri Alberto, o artilheiro

Um dos principais destaques do Corinthians na campanha de recuperação no Campeonato Brasileiro, Yuri Alberto ultrapassou o palmeirense Estêvão na artilharia do torneio. O atacante do Timão tem 13 gols contra 12 do jovem do Verdão.

•  Primeiro tempo

O Corinthians abriu o confronto dominando os donos da casa. Até a metade do primeiro tempo, por exemplo, os paulistas tiveram três grandes chances para abrir o placar. Na primeira, Yuri Alberto recebeu ótimo lançamento de Raniele, mas Gustavo fez a defesa. Pouco depois, jogada pela direita de Yuri Alberto para Memphis que foi cortada por Newton na pequena área. Aos 22, foi a vez de Raniele receber de Memphis dentro da área e completar de primeira, parando em defesa de Gustavo.

O Criciúma contou com a estrela de Bolasie para equilibrar o duelo e abrir vantagem. Aos 29, o francês pegou de primeira depois de um cruzamento da direita e marcou um belo gol. Na reta final da primeira etapa, o atacante dominou na grande área, ganhou de André Ramalho e bateu de pé direito para marcar o segundo dele.

Criciúma x Corinthians, Memphis Depay (Foto: Leonardo Hubbe/AGIF) 

Rodrigo Garro em Criciúma x Corinthians (Foto: Leonardo Hubbe/AGIF) 

Time do Corinthians antes do jogo contra o Criciúma (Foto: Leonardo Hubbe/AGIF)

•  Segundo tempo

O Corinthians teve a mesma postura apresentada no início da primeira etapa, mas com uma diferença importante: a eficiência. Em dois minutos, o Timão buscou o empate com Rodrigo Garro, depois de erro na saída de bola do Criciúma, e com Matheus Bidu, que marcou um lindo gol de fora da área.

Com a igualdade no placar, os visitantes souberam se aproveitar do momento complicado do adversário para dominar o confronto e confirmar a vitória, até com certa sobra. Em dois contra-ataques, mais uma vez com erro da defesa do Tigre, Yuri Alberto marcou duas vezes e virou artilheiro isolado do Brasileirão.

•  Agenda

Na próxima rodada, o Corinthians terá confronto direto com o Bahia - o jogo será na próxima terça-feira, às 20h, na Neo Química Arena. Na quarta-feira, o Criciúma recebe o Flamengo em casa, às 20h.

https://ge.globo.com/sc/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/30-11-2024/criciuma-corinthians.ghtml