Bahia derrota o Atlético-GO no Serra Dourada e assegura vaga na Série A
apenas de um empate, comemora permanência na elite do futebol nacional
Por GLOBOESPORTE.COMGoiânia
Diga ao povo que fico. O Bahia mandou avisar. Depois de um campeonato de poucos altos e muitos baixos, o Tricolor baiano conseguiu se segurar na elite do futebol brasileiro para 2013. A confirmação se deu neste domingo, com o triunfo de 1 a 0 sobre o Atlético-GO, no Serra Dourada. O único gol do jogo foi marcado pelo atacante Rafael, aos 43 minutos do segundo tempo. O Bahia dominou a etapa inicial, mas sofreu pressão em parte do segundo.
No entanto, o resultado da partida entre Náutico e Sport, no Recife, influenciou diretamente na partida de Goiânia. A informação do gol da vitória do Timbu, que rebaixava o Leão, fez com que o Bahia passasse a cadenciar o jogo. O Tricolor precisava apenas de um empate para ratificar sua permanência na Sére A, mas ainda conseguiu marcar nos minutos finais. Já o Dragão, que terminou com os mesmos 30 pontos do lanterna Figueirense, mas com saldo de gols melhor, vai disputar a Série B em 2013.
Sem gols: Bahia domina, mas Dragão assusta
Apesar de rebaixado, o Atlético-GO mostrou desde o momento que a bola rolou que estava disposto a dificultar as coisas para o Bahia. Aos três minutos, Raylan quase abriu o placar para o Dragão. Marcelo Lomba precisou fazer uma grande defesa. O Bahia respondeu com Hélder cobrando falta de longe e exigindo uma boa intervenção do goleiro Márcio.
Depois das primeiras boas chances para os dois lados, a partida manteve o ritmo acelerado, mas sem tantas oportunidades de gol. O Atlético-GO tentava chegar trabalhando a bola, enquanto o Bahia buscava explorar a velocidade dos seus três homens de frente: Gabriel, Jones e Zé Roberto. Apesar de correr risco de rebaixamento, o Tricolor baiano demonstrava tranquilidade em campo, chegando forte na bola parada. Aos 16, Hélder cobrou falta, e Márcio fez bela defesa. Aos 21, Jones fez grande jogada individual, passou pela marcação e chutou para uma bela defesa de Márcio.
A velocidade do ataque era a principal arma do Bahia. Aos 34, Jones arrancou pelo lado direito e no momento do chute foi travado pela marcação. Aos poucos, os visitantes passaram a dominar as ações da partida, e o contragolpe ficou a cargo do Dragão. Aos 37, Hélder cobrou falta na área, e Fahel, de cabeça, quase abriu o placar. O goleiro Márcio mandou para escanteio. Apesar do domínio tricolor, o primeiro tempo terminou sem alteração no placar.
Gol do Náutico 'decide', e Rafael garante o Bahia na Série A
O segundo tempo começou com o "freio de mão puxado". Sabendo dos resultados dos outros dois jogos com interesse no rebaixamento, Náutico x Sport e Lusa x Ponte Preta, as duas equipes voltaram para a etapa final em ritmo diferente do veloz primeiro tempo. Aos poucos, o Atlético-GO passou a tentar imprimir o seu ritmo na partida. O Bahia, cujo empate era favorável, tentava cadenciar a partida.
O nível técnico do jogo diminuiu, evidenciando um confronto entre um rebaixado e uma equipe que chegou até a última rodada lutando contra o descenso. As chances demoraram a aparecer. Em uma delas, Gabriel deixou Hélder na cara do gol, mas o volante chutou por cima da meta de Márcio. Pouco antes dos 30, a informação do gol do Náutico contra o Sport, nos Aflitos, fez a torcida do Bahia presente no Serra Dourada comemorar. A informação logo chegou em campo. A nova tirada de pé, desta vez das duas equipes, foi perceptível.
Sem maiores interesses na partida, o Atlético-GO passou a criar pouco. O mesmo aconteceu com o Bahia. No entanto, o Tricolor ainda conseguiu se livrar de uma vez por todas de qualquer possibilidade de rebaixamento com um gol de Rafael. Após uma falha do zagueiro Gustavo, o jovem atacante aproveitou o vacilo, passou pelo goleiro Márcio e marcou o gol que selou o passaporte tricolor baiano para 2013: Bahia 1 a 0. Bahia de Série A.
Comentários