SÉRIE C: Um vice-campeonato para comemorar

O sonho do título brasileiro para o Icasa acabou a um passo de virar realidade. No segundo jogo da final da Série C, o Verdão do Cariri perdeu para o Oeste, por 2 o 0, no estádio dos Amaros, em Itápolis, e teve de se contentar com o vice-campeonato. A primeira partida havia terminado em 0 a 0 no Romeirão.

Longe de significar tristeza, o time de Juazeiro do Norte termina a competição comemorando a volta para a Série B nacional, resultado difícil de imaginar no decorrer da Terceirona, quando o time chegou a frequentar a zona de rebaixamento, além de atrasos salariais.

Já o rubro-negro de Itápolis termina com um título que também parecia improvável, ao terminar em quarto lugar do grupo B na primeira fase e ter de eliminar até o favorito Fortaleza.

No jogo de ontem, o Oeste teve o domínio de jogo durante toda a partida. Aos seis minutos, Serginho bateu falta com perigo, mas por cima do travessão. E apenas quatro minutos depois, Wanderson invadiu a área pela esquerda, driblou o zagueiro André Turatto e bateu no canto direito de João Paulo, em um belo gol, fazendo 1 a 0.

Aos 13, Serginho cabeceou para fora, à direita do gol. Aos 33, Serginho cruzou para Jheimy pela direita; o atacante finalizou, mas João Paulo defendeu, seguro. Em seguida, Samuel bateu falta, a bola tocou na trave, em Gilberto e saiu.

A única chance real para o Icasa foi aos 40 minutos, quando Eder recebeu bom passe de Jefferson e tentou o arremate, mas o goleiro Jaílson fez boa defesa.

No segundo tempo, o Oeste continuou na pressão. Em dois minutos, teve duas chances seguidas, em chutes de Wanderson e cabeçada de Eduardo, que João Paulo mandou a escanteio.

Aos 8, Éder soltou uma bomba de fora da área, mas o goleiro Jailson rebateu de novo.

Tranquilo no jogo, o Oeste acabou chegando ao segundo gol aos 18 minutos, após Piauí bater falta cruzado pela direita e o zagueiro Dezinho desviar de cabeça e mandar para o fundo das redes, garantindo a vitória.

O Icasa ainda criou duas chances, aos 19 e aos 23, com Eder, mais uma vez, e Canga, em arremates de fora da área, ambos defendidos pelo goleiro Jailson, mas, sem sair do zero, teve de encarar a derrota.

A campanha

Para chegar ao vice-campeonato, o Icasa precisou superar problemas financeiros, trocas de técnico, perdas de mando de campo e risco de rebaixamento. Na 1ª fase, a campanha do Verdão foi repleta de altos e baixos, com a equipe engrenando somente nos jogos finais sob comando do técnico Francisco Diá. Com ele, o Icasa venceu quatro dos cinco jogos finais, se classificando para o mata-mata, em terceiro no grupo A .

Valendo uma vaga na Série B, o Verdão eliminou o Duque de Caxias, com uma vitória em Juazeiro e um empate no Rio. O lugar na final veio após perder por 3 a 2 do Paysandu em Paragominas, interior paraense, e vencer por 2 a 1, em casa.