Judô do Brasil conquista três ouros nas Paralimpíadas de Paris

Arthur Cavalcante vence britânico e conquista o ouro no judô -90kg J1 de Paris 2024

Wilians Araújo comemora ouro no pódio — Foto: REUTERS/Jennifer Lorenzini

Wilians Araujo, Arthur Silva e Rebeca Silva são campeões e judô tem maior campanha da história

Por Redação Ge — São Paulo

Arthur Cavalcante vence britânico e conquista o ouro no judô -90kg J1 de Paris 2024

O judô brasileiro conquistou três títulos neste sábado nas Paralimpíadas. Arthur Silva, na categoria até 90kg J1, para atletas cegos, Willians Araujo, no peso acima de 90kg da classe J2, e Rebeca Silva, no peso acima de 70kg J2 foram campeões. Erika Zoaga ainda foi prata na categoria 70kg J1 e Marcelo Casanova conquistou o bronze no 90kg J2. Assim, o judô nacional fecha a maior campanha da história, já que tinha três medalhas obtidas nos dias anteriores.

O OURO DE ARTHUR

Arthur Cavalcante vence britânico e conquista o ouro no judô -90kg J1 de Paris 2024

Líder do ranking mundial, Arthur Silva confirmou o favoritismo para conquistar o ouro na categoria até 90kg da classe J1, para atletas cegos. Foram três lutas vencidas por Ippon. Arthur começou a campanha derrotando Turgun Abidiev, do Uzbequistão, por Ippon, nas quartas de final. Na semifi-nal, conseguiu um Waza-ari e depois um Ippon contra o turco Yasmin Cinciler. Na decisão, derrotou o britânico Daniel Pawell.

- Eu queria agradecer a todo mundo que está comigo desde 2007. Eu estava ansioso antes da luta, mas o nervosismo estava controlado e eu estava com muita, muita vontade de vencer - disse.

Arthur teve retinose pigmentar e começou a perder a visão aos 2 anos. Aos 18, ficou cego. Antes disso, na adolescência, quando não conseguia mais jogar futebol ou andar de bicicleta por causa da cegueira, começou a treinar judô.

Confira o pódio de Arthur Cavalcante, ouro no judô -90kg J1 de Paris 2024

O OURO DE WILLIANS

Wilians Silva de Araujo conquista medalha de ouro no judô +90kg J1 de Paris 2024

Campeão mundial em 2023 e líder do ranking, Wilians também teve três vitórias por Ippon na campanha até o título em Paris. Na soma das três lutas que fez ficou apenas 2min03s no tatame. O tempo regulamentar de uma luta, se ela não for decidida por Ippon, é de quatro minutos. Na estreia, vitória contra Yerlan Utepov, do Uzbequistão em 15 segundos. Na semifinal, derrubou Ganbat Dashtseren, da Mongólia em 37 segundos. Na decisão, vitória sobre Ion Basoc, da Moldávia, em 1min11s.

- A medalha vai para minha filha, é tudo para ela. Eu quero que ela tenha muito orgulho do pai que ela tem, uma pessoa com deficiência que conseguiu vencer no esporte. A luta da final era difícil, eu perdi para ele em maio, mas eu venci hoje ele pela quarta vez. É muito bonito fazer essa história - disse Willians.

Confira o pódio de Wilians Silva, ouro no judô +90kg J1 de Paris 2024

Willians perdeu a visão aos 10 anos em um acidente com tiro de espingarda e começou a praticar judô em 2009, quando tinha 16.

https://ge.globo.com/paralimpiadas/noticia/2024/09/07/arthur-silva-conquista-ouro-no-judo-nas-paralimpiadas-de-paris.ghtml