Ex-presidente do Ferroviário, Chateaubriand Arrais falece aos 87 anos

Neste ano, Chateaubriand Arrais acompanhou a campanha do acesso do Coral à Série C e ao bicampeonato nacional.

Autor Mateus Moura 

CHATEAUBRIAND Arrais será sepultado hoje Crédito: Mateus Dantas / em 2017 

Apaixonado pelo Coral, o ex-dirigente foi presidente do clube entre 1975 e 1977 e marcou história como uma das principais figuras do soerguimento e crescimento do Tubarão 

Figura importante na história do Ferroviário, Francisco Chateaubriand Arrais Leite, ex-presidente do Tubarão, faleceu aos 87 anos nesta terça-feira, 7. Nascido na cidade de Mauriti em 29 de novembro de 1935 e fiel torcedor coral, o ex-dirigente comandou a diretoria do clube da Barra entre o fim de 1975 e 1977.

O Ferroviário emitiu uma nota de pesar pelo falecimento, ressaltando toda a importância e lealdade que o ex-dirigente teve “às necessidades de soerguimento e crescimento contínuo do Tubarão da Barra”. Neste ano, Chateaubriand Arrais acompanhou a campanha que culminou no acesso do Coral à Série C e também no bicampeonato nacional.

“Nos últimos tempos, nosso ex-presidente participou de diversas homenagens ao Ferroviário e sempre que possível acompanhava os jogos da equipe nos estádios ou pela TV, onde teve a felicidade de ver o título de bicampeão brasileiro invicto. Exatamente no ano dessa gloriosa conquista, Chateaubriand Arrais Leite segue para o plano superior, porém continuará a figurar eternamente na seleta galeria de dirigentes que muito contribuíram para a consolidação da grandeza cultural e esportiva que solidificou e hoje caracteriza o Ferroviário Atlético Clube”, disse parte da nota de pesar do Ferroviário.

O velório acontecerá na Funerária Ternura, na Sala Gratidão, com início às 19 horas desta terça-feira, 7. Nesta quarta, 8, será realizada a missa, com início às 8h30min, seguido pelo sepultamento às 10 horas.

Chateaubriand Arrais e o amor pelo Ferroviário

No final de 1975, Chateaubriand Arrais foi eleito presidente da diretoria executiva do Ferroviário, cumprindo mandato até o final de 1977, ocasião em que o clube passou a utilizar, pela primeira vez em caráter institucional, a alcunha de “Ferrão”.

Nos anos seguintes, ocupou diversos cargos em diretorias futuras, trabalhando ao lado de nomes como Elzir Cabral, José Rego Filho, Ruy do Ceará, Vicente Monteiro, Clóvis Dias, entre outros, participando das vitoriosas campanhas de 1979, 1988, 1994 e 1995.

“Ele foi um nome importantíssimo na história coral a partir da segunda metade dos anos 1970. Foi ele quem primeiro institucionalizou o termo Ferrão no slogan de sua candidatura à presidência. Ele nos deixa exatamente na mesma semana que completa 48 anos de sua eleição no clube", disse Evandro Ferreira Gomes, professor e historiador do Ferroviário. 

https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/cearenses/2023/11/07/ex-presidente-do-ferroviario-chateaubriand-arrais-falece-aos-87-anos.html