Da Redação, com Lancepress
Ficou para a última rodada a definição do quarto rebaixado do Brasileirão 2012. Por muito pouco a vaga na Série B não foi decidida neste domingo, na Ilha do Retiro. O Sport, 17º colocado, recebeu o campeão Fluminense precisando desesperadamente de uma vitória, mas só empatou por 1 a 1, e está praticamente rebaixado para a Segunda Divisão.
O Leão fica com 41 pontos, três a menos que Portuguesa e Bahia. Para se manter na elite, o Sport precisa vencer o clássico contra o Náutico, no próximo domingo, e torcer para que a Lusa e o Tricolor baiano percam seus jogos.
Já o Fluminense, que busca apenas bater o recorde de pontuação desde que o campeonato passou a ser disputado por 20 times, na era dos pontos corridos, terá que deixar a missão para a última rodada. O Tricolor fica com 77, um atrás da marca do São Paulo de 2006. No próximo domingo, o Flu encerra a participação no Brasileiro no clássico contra o Vasco.
Sport mostra vontade, mas Flu é mais decisivo
O jogo começou com um Sport mostrando vontade de chegar ao ataque e um Fluminense menos dedicado. Atacando pelas laterais o Leão da Ilha levou perigo ao gol do Tricolor em três oportunidades não muito claras. O clube carioca chegou a esboçar uns contra-ataques, mas não emplacava. Quando acertou uma descida, o Flu, com Walace, quase marcou. O lateral bateu forte, cruzado, mas para fora.
Mantendo o estilo de jogo que foi mostrado em toda a competição, o Fluminense demorou a chegar com perigo, no entanto, quando chegou quase foi mortal. Após um cruzamento de Sobis, Fred cabeceou para fora. O Sport seguia ameaçando, porém, com chutes de fora da área e sem direção, ficava complicado marcar o tão importante gol.
Valorizando a posse de bola a partir dos 22 minutos, o Fluminense conseguiu mais uma chance de gol. Fred, da entrada da área, bateu de esquerda, sem muita força, e o goleiro do Sport pegou. Na sequência da jogada, o Rubro-Negro revidou. Cicinho tabelou com Hugo que bateu forte, mas parou na defesa.
Aos 26 minutos, após uma cobrança de escanteio, a bola sobrou limpa para Fred, que bateu e guardou, complicando a vida do Sport. Logo em seguida, Hugo, de novo, teve uma nova boa chance. O apoiador estava dentro da área do Flu e na hora de bater, foi travado por Digão.
Logo depois de levar o gol na Ilha, o Sport passou a viver um drama, pois, a Portuguesa marcou contra o Inter, e a combinação de resultados rebaixaria do time pernambucano. Sabendo disso, o técnico do Leão colocou Rithelly, no lugar de Renato, que saiu muito vaiado.
Aos 36 minutos o Sport teve sua chance mais nítida de gol. Depois de uma cobrança de escanteio, Hugo cabeceou firme e Thiago Neves salvou em cima da linha.
Até o fim do primeiro tempo, entre escanteios e faltas laterais, o Sport seguia tentando empatar. Do outro lado, o Fluminense, seguro, evitava sustos. Aos 48 minutos, Felipe Azevedo entrou na área e tocou no canto na saída do goleiro. Logo em seguida, o juiz terminou a partida.
Após o apito do juiz, a torcida cantou "Fica Leão, na segunda divisão".
Segunda etapa de pressão do Sport
O Segundo tempo teve a mesma tônica do final do primeiro. Um Sport disposto a vencer e um Fluminense, tranquilo, porém perigoso quando descia para o ataque.
Aos 6 minutos Carlinhos, de fora da área, cortou para a direita e bateu, firme, mas nas mãos do goleiro. Aos 13 minutos, Saulo salvou o Sport. Carlinhos cruzou na cabeça de Sobis, que mandou no canto e o goleiro foi lá e pegou. Na base da raça e das bolas paradas o Sport seguia tentando buscar o gol.
A torcida do Sport não parou de cantar nenhum minuto durante o jogo. Isso parecia dar mais gás aos jogadores dentro de campo, que estavam nitidamente dando 100% do que podiam. Do outro lado do campo, o Tricolor seguia resistindo bem a pressão.
Após uma cobrança de escanteio, Tobi cabeceou com perigo para o gol do Flu. Mas a bola passou por cima.
Gol do Flu anulado
Aos 27 minutos, Fred recebeu um bom passe e em posição duvidosa, marcou o gol. No entanto, o juiz anulou, aliviando a torcida do Sport. No decorrer do jogo, Wallace e Reinaldo se desentendem e levaram cartões amarelos.
Pressão do Sport: Cavalieri, Digão e Valencia salvam
Henrique recebe a bola limpa, dentro da área e bate, mas o goleiro estava lá para salvar o Flu. Um milagre. No lance seguinte, de novo, Henrique bate, a bola passa pelo goleiro, no entanto, Digão em um carrinho heroico, evita o gol do Leão. Em uma terceira oportunidade, Gilsinho entrou livre pela direita, bateu cruzado e a bola tirou tinta da trave. O incansável Sport tentou outra vez e, novamente, em cima da linha, Valencia salvou o Tricolor Carioca.
Minutos depois a essa pressão, o time de Pernambuco ainda tentou mais vezes. Felipe Azevedo bateu rasteiro, de fora da área e a bola passou raspando na trave direita de Cavalieri.
Com o Sport ainda tentando buscar o gol e o Fluminense se defendendo bem e tentando emplacar um contra-ataque, a partida terminou na Ilha em 1 a 1.
FICHA TÉCNICA
SPORT (1)
Saulo, Renato (Rithelly 33'/1ºT), Ailson, Diego Ivo e Reinaldo; Moacir, Tobi, Gilsinho e Hugo (Willians 7'/2ºT); Gilberto (Henrique, intervalo) e Felipe Azevedo. Técnico: Sergio Guedes
FLUMINENSE (1)
Diego Cavalieri, Wallace, Digão, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Valencia, Jean e Thiago Neves (Marcos Junior 34'/2ºT); Rafael Sobis (Samuel 36'/2ºT) e Fred. Técnico: Abel Braga
Gols: Fred 27'/1ºT (0-1), Felipe Azevedo 48'/1ºT (1-1)
Estádio: Ilha do Retiro, Recife (PE)
Data/hora: 25/11/2012 - 17h (de Brasília)
Árbitro: André Luiz Freitas Castro (GO). Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Renda/público: R$ 387.720,00 / 32.937 pagantes
Cartões amarelos: Wallace (FLU), Carlinhos (FLU); Reinaldo (SPT)
Cartões vermelhos: Não houve esporte.band.uol.com.br
Comentários