Coadjuvante no tri de Vettel, Button comemora vitória e já pensa em 2013

Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo       

Após assegurar o segundo lugar no grid de largada do GP do Brasil, Jenson Buttondeixou claro que não estava sensibilizado pela despedida de seu companheiro Lewis Hamilton na McLaren e iria brigar pela vitória em Interlagos. Na corrida deste domingo, o piloto inglês cumpriu o prometido, enquanto o pole position Hamilton se chocou com Nico Hulkenberg e precisou abandonar a prova. Além de triunfar no circuito paulista, Button também se tornou peça fundamental no jogo de resultados que determinou a conquista do tricampeonato de Sebastian Vettel.

- Que corrida dura. As condições eram muito traiçoeiras, várias vezes pensei que era momento para pneus slicks. Perguntava ao time como ia ficar o tempo e eles disseram que seria chuva fraca. Então, a questão era andar no limite, com o time informando. Não era apenas guiar o carro, mas ter informações, foi uma grande corrida - analisou o inglês da McLaren.

Apesar da vitória, Button acabou se tornando um coadjuvante em meio às comemorações de Vettel e da RBR pela conquista dos Mundiais de pilotos e construtores. Se o inglês tivesse cedido às investidas de Fernando Alonso, da Ferrari, e deixasse o espanhol assumir a liderança, o tricampeonato iria parar nas mãos do representante da escuderia italiana.

- Quero parabenizar Sebatian Vettel pelo terceiro título. É uma conquista incrível! E também queria parabenizar a RBR. Além disso, quero agradecer à equipe da McLaren pelo trabalho executado nesta temporada. Houve altos e baixos e terminar dessa forma é sensacional - comemorou Button.

Após uma corrida marcada pela despedida de Michael Schumacher e pelo surgimento do tricampeão mais jovem da história, Button acredita que Interlagos foi o cenário perfeito para o desfecho desta temporada. Segundo o piloto inglês, a chuva e a disputa acirrada fizeram com que as estratégias adotadas pelas equipes fossem fundamentais para decidir a categoria em 2012. Apesar de alheio ao duelo entre Vettel e Alonso, o campeão mundial de 2009 já faz planos para a próxima edição.

- No momento do primeiro safety car, eu estava 40 segundos à frente na disputa com Nico Hulkenberg, foi difícil perder a vantagem. Depois, começou a chover de novo, e fizemos o certo ao trocar os pneus para intermediários. Então, apenas tentei manter a vantagem para os pilotos da Ferrari. Comecei de forma forte o ano e terminei de forma forte. Estou ansioso para o ano que vem - disse.

Com três vitórias, Button termina a temporada com o quinto lugar do Mundial de Pilotos. O companheiro Lewis Hamilton, que correrá pela Mercedes a partir de 2013, é o quarto, com quatro pontos a mais. No próximo campeonato, Button terá a companhia do mexicano Sergio Pérez, egresso da Sauber.