Na despedida da torcida, Corinthians fica apenas no empate com o Santos
Corintianos lotaram Pacaembu no último jogo como mandante e festejaram queda do Palmeiras. Sem Neymar, Peixe atrapalhou a festa e 1 a 1 foi justo
Fabricio Crepaldi - São Paulo (SP)
A cabeça do Corinthians já está no Japão. Por isso, neste sábado, mais de 34 mil alvinegros pagaram ingresso para se despedir do time antes do Mundial. Fizeram muita festa no Pacaembu, não só pelo adeus, mas também pelo rebaixamento do rival Palmeiras. Em campo, porém, o Peixe era muito mais azedo do que o famoso crú, popular no outro lado do mundo. Resultado: empate em 1 a 1, com gols de Felipe Anderson e Wallace.
Mas nem mesmo o empate estragou a alegria dos corintianos, que cantaram o tempo todo e viram a equipe em campo como mandante pela última vez antes da viagem ao Japão. Já o Santos fez o que deu. Sem Neymar e sem pretensões no Brasileiro, atacou pouco. O suficiente para levar um pontinho.
O JOGO
Toda a festa dos mais de 34 mil pagantes empolgou o time do Corinthians, que começou o jogo em alta velocidade, pressionando muito o adversário e não dando espaços já no campo de ataque.
Foi dessa forma que conseguiu levar muito perigo em pelo menos três vezes antes dos 15 minutos: Emerson, Guerrero e Edenílson perderam grandes chances na frente de Rafael. Enquanto isso, Muricy Ramalho se esgoelava na beira do campo, principalmente dando broncas em Victor Andrade e Felipe Anderson. Sofrimento para quem está acostumado a ver Neymar, que estava suspenso, brilhar com a camisa 11.
Mas todo o nervosismo do técnico deu resultado. O time igualou o jogo na metade do primeiro tempo e pouco depois abriu o placar, justamente com Felipe Anderson. Aos 32 ele recebeu belo passe de André, deixou Anderson Polga na saudade e tocou no canto, batendo Cássio. Silêncio no Pacaembu e festa dos santistas.
Na segunda etapa a velocidade da partida diminuiu muito. O Corinthians ficou com a bola a maior parte do tempo, sem conseguir levar perigo ao gol de Rafael, que fez apenas uma boa defesa.
O Santos foi praticamente o mesmo do primeiro tempo: se segurou atrás, explorando os contra-ataques, e tentando assustar com chegadas esporádicas, sobretudo com Victor Andrade pelos lados. Atrás, entre um raro susto ou outro, conseguiu se segurar sem grandes riscos.
Mas aos 34, a história mudou. E coube ao zagueiro Wallace "explodir" o Pacaembu. Aos 34, ele aproveitou cruzamento de Jorge Henrique, que tinha acabado de entrar, e cabeceou para o gol, sem chances para Rafael. Festa nas arquibancadas!
A virada, porém, não aconteceu, mesmo com a pressão do Timão até o fim do jogo. O Peixe se fechou e conseguiu se segurar, garantindo um pontinho. Resultado justo diante do que os dois times apresentaram.
Na próxima rodada, a última do Campeonato Brasileiro, o Corinthians enfrentará o São Paulo no Pacaembu, como visitante, no domingo, às 17h. Já o Peixe receberá o rebaixado Palmeiras na Vila Belmiro, no sábado, às 19h30.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 1 SANTOS
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data/Horário: 24/11/2012 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Daniel Paulo Siolli (SP)
Renda/Público: R$ 1.157.591,94 / 34.171 pagantes
Cartões Amarelos: Romarinho e Guilherme (COR); Victor Andrade e André (SAN)
Cartões Vermelhos: -
GOLS: Felipe Anderson, aos 35'/1ºT (0-1) e Wallace, aos 34'/2°T (1-1)
CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Wallace, Paulo André e Guilherme Andrade (Jorge Henrique, 26'/2ºT); Anderson Polga (Guilherme, 12'/2ºT) e Edenílson; Romarinho, Danilo e Emerson; Guerrero. Técnico: Tite.
SANTOS: Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Juan; Arouca, Henrique, Felipe Anderson (Gérson Magrão, 40'/2ºT) e Patito (Adriano, 25'/2ºT); Victor Andrade e André. Técnico: Muricy Ramalho.
Comentários