Santos supera o Vasco e arranca primeira vitória fora de casa no Brasileiro

Deivid Washington assinalou o gol da vitória do Santos

Deivid em chute em gol do Santos sobre o Vasco no Brasileirão (Foto: André Durão)

Com gol de Deivid Washington, Santos supera o Vasco e arranca primeira vitória fora de casa no Brasileiro

Peixe constrói placar no primeiro tempo, passa sufoco no segundo, mas segura resultado e cola na zona da Libertadores; Vasco se aproxima do Z-4

Vitória e protesto

Vasco 0 x 1 Santos - 6ª rodada - Brasileirão 2023

Em jogo muito ruim tecnicamente, o Santos levou a melhor sobre o Vasco em São Januário e arrancou a sua primeira vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro: 1 a 0, com gol do jovem Deivid Washington, de apenas 17 anos. O Peixe construiu o placar no primeiro tempo e segurou a pressão no segundo para pegar o elevador na classificação e aproximar o adversário da zona de rebaixamento. Revoltados, os vascaínos no estádio vaiaram o time e protestaram contra jogadores e o técnico Maurício Barbieri.

Como fica?

O Santos foi a 10 pontos e subiu provisoriamente para o quinto lugar. Para permanecer na zona de classificação para a Pré-Libertadores, o Peixe precisa secar Cruzeiro ou Athletico-PR, que enfrentam América-MG e Coritiba, respectivamente, na noite deste domingo. O Vasco, por sua vez, estacionado com seis pontos, caiu para o 15º lugar e ainda pode perder mais uma posição se o Goiás vencer o Botafogo. 

Agenda

O Vasco volta a campo no próximo sábado, quando visita o São Paulo no Morumbi, às 18h30, pela sétima rodada do Brasileirão. No mesmo dia, só que às 21h, o Santos terá pela frente o clássico com o Palmeiras pela Série A. Mas antes, o Peixe entra em campo contra o Bahia para o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil: a partida será na quarta-feira, às 19h, na Vila Belmiro (todos os horários são de Brasília).

Craque do jogo

Craque do jogo, João Paulo comemora vitória do Santos fora de casa: "Traz mais confiança"

João Paulo foi eleito o melhor em campo pela transmissão da TV Globo. Com oito defesas, o goleiro foi o grande destaque da vitória do Santos e responsável direto por segurar a pressão vascaína no segundo tempo.

Só chuveirinhos

O Vasco, mesmo quando era melhor no primeiro tempo, não conseguia construir uma jogada de pé em pé para abrir espaços na defesa. O time passou o jogo inteiro apostando em cruzamentos buscando Pedro Raul na área, mas os zagueiros Messias e Joaquim ganhavam quase todas as disputas pelo alto. Foram 50 cruzamentos ao todo, quase todos sem perigo.

1º tempo

O primeiro tempo pode ser dividido em duas partes em São Januário. A premeira metade foi toda do Vasco: ficou com a bola, cercou o Santos na defesa e teve algumas boas chances: um cruzamento de Pec que foi direto para o gol e foi salvo por João Paulo, uma bola que quicou e atrapalhou Figueiredo na segunda trave, um chute de longe de Galarza... Mas quando o Santos começou a conseguir sair de trás, o jogo mudou. Em ótima jogada de Lucas Lima, Lucas Braga e Deivid Washington, o garoto teve liberdade na área para abrir o placar aos 28 minutos. Dali para frente, o time vascaíno não conseguiu fazer mais nada e foi só chuveirinhos infrutíferos, para revolta da torcida.

2º tempo

Em vantagem, o Santos abdicou de jogar na volta do intervalo. Só teve uma chance, com Joaquim após recuo errado de Pumita, mas ele errou o alvo. Já o Vasco pressionou e teve algumas boas oportunidades: Pedro Raul e Alex Teixeira pararam em João Paulo em cabeçadas; Joaquim e Messias tiraram duas bolas quase em cima da linha em lances com Pumita e Piton; Bambu teve a chance de uma finalização de cabeça cara a cara, mas tentou o passe e errou; e na última bola, Rodrigo ajeitou e achou Piton com liberdade na área, mas ele chutou por cima, para desespero dos vascaínos. O Peixe se segurou como pode e garantiu os três pontos

https://ge.globo.com/rj/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/14-05-2023/vasco-santos.ghtml