Quartas do Nordestão têm reedição de semifinal, clássico inédito e dois novos mata-matas
Vale lembrar que todas as disputas ocorrem em jogo único, com mando de campo dos times de melhor campanha na primeira fase
CRB x Sport pela Série B 2022 — Foto: Rafael Bandeira
Náutico x ABC em 2020 — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press
Sergipe x Ceará; Copa do Nordeste — Foto: Mikael Machado
Fortaleza, Ferroviário, Pacheco — Foto: Lenilson Santos / Ferroviário AC
Enquanto Sport e CRB reeditam semifinal do ano passado, Fortaleza e Ferroviário se enfrentarão pela primeira vez na competição; ABC x Náutico e Ceará x Sergipe completam os jogos
Por João de Andrade Neto — Recife
Passada a fase de grupos, oito times de cinco estados seguem na luta pelo título da Copa do Nordeste. E pela classificação cada um irá receber uma premiação de R$ 500 mil.
As quartas de final que terão início já neste fim de semana (as datas ainda serão definidas pela CBF), reunirão um clássico estadual inédito pela competição (Fortaleza x Ferroviário), uma reedição da semifinal do ano passado (Sport x CRB) e dois duelos que ocorrerão pela primeira vez em caráter eliminatório (ABC x Náutico e Ceará x Sergipe).
Vale lembrar que todas as disputas ocorrem em jogo único, com mando de campo dos times de melhor campanha na primeira fase. Em caso de empate, a classificação será definida nos pênaltis. O clube que avançar para as semifinais garante uma cota de R$ 700 mil.
Confira o retrospecto das partidas na Copa do Nordeste:
Sport x CRB
Dos jogos das quartas de final, esse é, de longe, o mais frequente na Copa do Nordeste. Esta será a 10ª vez que Sport e CRB estarão frente a frente pela competição, e o retrospecto é de equilíbrio, com quatro vitórias pernambucanas, dois empates e três triunfos alagoanos.
No entanto, o cenário muda quando o recorte se dá em jogos eliminatórios. Nas três vezes em que Sport e CRB travaram um mata-mata pela Copa do Nordeste, o Leão saiu vencedor.
Foi assim, por exemplo, na semifinal do ano passado, quando o Rubro-negro fez 3 a 1 na Arena de Pernambuco e se classificou para decidir o título contra o Fortaleza.
Sport vence CRB nos pênaltis e é campeão da Copa do Nordeste de 1994; Bahia é 3º
Nos jogos disputados em Recife, o Sport também leva vantagem com duas vitórias e um empate.
Retrospecto
4 vitórias do Sport
2 empates
3 vitórias do CRB
ABC x Náutico
Pela terceira vez, ABC e Náutico chegam às quartas de final da Copa do Nordeste. Mas pela primeira vez irão se enfrentar em um jogo de mata-mata.
Ao todo, o retrospecto dos dois clubes na competição é pequeno. Apenas quatro partidas. A última disputada em 2020, com empate por 1 a 1, nos Aflitos (ver vídeo).
Náutico empata com o ABC e causa irritação na torcida, que vaia o time
Além desse, o ABC soma uma vitória no retrospecto, uma goleada por 4 a 1 em 2010, atuando em Natal, enquanto o Náutico já bateu o rival potiguar duas vezes. Porém, há mais de 20 anos.
Por 1 a 0, fora de casa, na Copa do Nordeste de 2002 e por 3 a 2, nos Aflitos, na edição de 2001.
Retrospecto
2 vitórias do Náutico
1 empate
1 vitória do ABC
Ceará x Sergipe
Outro confronto pouco repetido na Copa do Nordeste. Foram apenas cinco jogos entre Ceará e Sergipe na competição e esta será a primeira vez que os times se enfrentam em uma fase eliminatória.
O curioso é que nunca ocorreu um empate. O Ceará venceu os últimos três últimos duelos pela competição, inclusive no ano passado por 1 a 0, em Aracaju. Placar que se repetiu, também na capital sergipana em 2019. Em 2010, em casa, o Vozão venceu com mais facilidade ao aplicar 3 a 1.
Zé Roberto marca em estreia e Ceará vence Sergipe por 1 a 0
Já as duas vitórias do Sergipe ocorreram há mais de 20 anos. Porém, uma é marcante até hoje. Na edição de 2001, o Gipão aplicou uma goleada histórica de 7 a 0 sobre o Ceará, atuando em Aracaju (ver vídeo abaixo). No ano seguinte, também em casa, uma vitória mais apertada por 3 a 2.
Baú do Esporte: em 2001, Sergipe goleou o Ceará por 7 a 0
Retrospecto
3 vitórias do Ceará
2 vitórias do Sergipe
Fortaleza x Ferroviário
Por ironia, o único duelo inédito nestas quartas de final é um clássico estadual. O tradicional "Clássico das Cores" entre Fortaleza e Ferroviário será disputado pela primeira vez na Copa do Nordeste. E logo valendo classificação.
Porém este ano, as duas equipes já se enfrentaram em confronto eliminatório. E há pouco tempo. Pela semifinal do Campeonato Cearense, após empate por 1 a 1 no jogo de ida, o Fortaleza goleou o Ferroviário por 4 a 0 no último sábado e avançou para decidir o título.
https://ge.globo.com/pe/futebol/copa-do-nordeste/noticia/2023/03/23/quartas-do-nordestao-tem-reedicao-de-semifinal-classico-inedito-e-dois-novos-mata-matas.ghtml
Comentários