Com três de Messi, Brasil perde amistoso contra a Argentina

THIAGO BRAGA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No último jogo do giro de preparação em solo americano para a Olimpíada, o Brasil se despede com uma nova derrota. Messi apareceu, fez três gols e decidiu o jogo para a Argentina, que venceu por 4 a 3. Fernández anotou o outro. Para o Brasil marcaram Rômulo, Oscar e Hulk.

Depois de bater Dinamarca e EUA e perder para o México, o Brasil ao menos mostrou bom futebol ofensivo, que contrastou com as falhas em demasia da defesa.

No mesmo palco onde estreou no comando do Brasil, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, Mano Menezes tinha o seu mais duro teste na preparação visando a medalha de ouro nos Jogos-12. Sem Thiago Silva e David Luiz, machucados, enfrentava a Argentina, líder das eliminatórias sul-americanas para a Copa-14.

O prenúncio de que a inexperiente zaga brasileira, formada por Juan, 20, e Bruno Uvini, 21, seria presa fácil para Messi, Higuaín e Di María, não se concretizou. Pelo menos não no começo.

Mano abandonou o esquema com três atacantes. Recuou Neymar para jogar no meio de campo ao lado Oscar, com o ataque sendo formado por Hulk e Leandro Damião.

Com isso, Neymar, centralizado, jogava atrás dos volantes argentinos, que ficaram perdidos em campo, sem saber como marcar o camisa 11. Ele era o melhor do Brasil, e a seleção começou a criar chances de gol. A Argentina não conseguia se encontrar.

Com tanta superioridade, era questão de tempo que o gol saísse. E foi um tento que saiu por causa do trabalho. Mano Menezes ensaiou muitas faltas nos últimos dias. E deu resultado. Neymar bateu rápido falta por baixo e a bola encontrou Rômulo livre. O volante quase se atrapalhou, mas conseguiu virar e abrir o placar.

Só que aí Messi apareceu e em três minutos virou o jogo. Mas com a colaboração do setor de marcação do Brasil. Higuaín roubou a bola de Rômulo no meio de campo e enfiou para Messi. O camisa 10 disparou e só tocou na saída de Rafael Cabral. Era o empate aos 31min.

Na sequência, Messi tabelou com Di María, recebeu na frente, driblou o goleiro Rafael e tocou para o fundo das redes vazias para colocar a Argentina na frente.

O Brasil acusou o golpe e passou por momentos de instabilidade, mas no fim da primeira etapa ainda teve com Sandro a chance do empate, mas o volante desperdiçou.

Na etapa final a Argentina voltou melhor. Di María e Higuaín jogaram fora as oportunidades para ampliar o marcador.

Como castigo, sofreu o gol. Oscar tabelou com Leandro Damião, recebeu de volta, invadiu a área e tocou na saída de Romero para empatar, aos 10min.

Era uma partida aberta, com chances para ambos os lados. O Brasil assustava muito nas bolas paradas, contando com a fraqueza argentina nas jogadas aéreas.

E desta forma, voltou a passar à frente no marcador. Neymar cobrou escanteio, Romero falhou e soltou a bola nos pés de Hulk, que virou o placar aos 26min. Mas não tardou para a Argentina empatar, da mesma maneira. Fernández subiu sozinho no meio da zaga e cabeceou sem chances para Rafael.

O jogo ficou aberto, com os ataques levando vantagem sobre as defesas, ambas muito aquém. Alejandro Sabella tirou Di María e colocou Aguero para dar mais força ao seu ataque. Mano colocou Lucas no lugar de Hulk, mas o são-paulino não entrou bem.

Até que o melhor do mundo apareceu novamente e decidiu o confronto. O camisa 10 arrancou quase que do meio de campo, passou como quis pela defesa brasileira e soltou o pé da entrada da área, no ângulo, sem chance para Rafael.

No fim do jogo, ainda houve tempo para que Lavezzi e Marcelo se desentenderem e serem expulsos depois de trocarem sopapos. Mas não foi nada que conseguisse manchar a ótima partida protagonizada pelos dois times. folha