Athetic bate o galo e encerra jejum de 104 anos em ida da semifinal

O Athletic vai jogar pelo empate, na partida de volta, para se classificar à decisão do Campeonato Mineiro

Igor Gomes, meio-campo do Atlético-MG, em disputa de bola com o adversário do Athletic (Foto: Pedro Souza)

Hulk perde pênalti, Athletic vence Atlético-MG e fica a um empate da final do Campeonato Mineiro

Vitória simples do Galo sobre time de São João del Rei, na partida de volta, vale vaga na decisão estadual

Nos pênaltis...

O Athletic Club largou na frente na disputa por uma vaga na decisão do Campeonato Mineiro. Jogando na Arena Unimed, em São João del Rei, o Esquadrão derrotou o Atlético-MG por 1 a 0, pela partida de ida da semifinal da competição. O resultado custou a invencibilidade do Galo na temporada. Jonathan, cobrando pênalti, no fim do primeiro tempo, fez o gol da vitória. O Galo teve a chance de empatar no segundo tempo, mas Hulk desperdiçou pênalti a favor, acertando a trave. Com o resultado, o time do interior joga pelo empate para chegar à final. O Atlético vai precisar vencer a partida de volta, por qualquer placar, para se classificar. 

E agora?

O Athletic vai jogar pelo empate, na partida de volta, para se classificar à decisão do Campeonato Mineiro. Por ter feito melhor campanha na primeira fase, o Atlético precisa de uma vitória simples, por qualquer placar, para ficar com a vaga na decisão do Estadual. A Federação Mineira de Futebol (FMF) marcou a partida para o próximo sábado, às 16h30, no Independência. 

"Derrota do Atlético-MG na semifinal foi esquisita", brinca Carol

Hulk critica e provoca

Depois do apito final, Hulk soltou o verbo contra o árbitro do jogo diante do Athletic. O atacante usou até palavrão para reclamar e ainda provocou o ex-cruzeirense Sassá: "Vê meus vídeos depois e olha minha história."   

Agenda de Libertadores

O Atlético volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h30, no Mineirão. O Galo vai enfrentar o Millonarios, da Colômbia, decidindo vaga na fase de grupos da Copa do Libertadores. Globo (para MG), ge e Globoplay (para todo o Brasil) transmitem a partida. Como o primeiro jogo terminou empatado em 1 a 1, quem vencer se classifica. Em caso de novo empate, a vaga vai ser definida nos pênaltis. O time eliminado vai disputar a Copa Sul-Americana.

Acabou a invencibilidade

Pensando na Libertadores, o técnico Eduardo Coudet optou por usar reservas no jogo contra o Athletic. O Atlético acabou perdendo a partida e a invencibilidade no ano. O Galo vinha de 11 jogos sem derrota na temporada e não era batido nas semifinais do Campenato Mineiro desde 2006.

Clima esquentou

Depois da partida, o técnico Eduardo Coudet entrou em campo e discutiu com goleiro rival. O treinador do Atlético e Júlio César iniciaram atrito nos minutos finais da partida, após o argentino tentar buscar bola atrás do gol do Athletic para agilizar cobrança de escanteio.

Central do Apito

No fim do primeiro tempo, o Athletic abriu o placar com pênalti cobrado pelo atacante Jonathan. A penalidade foi marcada após o VAR recomendar a revisão do lance, em que a bola acertou o braço do zagueiro Réver, depois de cruzamento para a área. Segundo a comentarista Fernanda Colombo, a arbitragem errou ao marcar o pênalti a favor do time da casa.

Fim de jejum de 104 anos

Desde 1919, data do primeiro confronto entre o Galo e o Esquadrão, em São João del Rei, o time local não batia a equipe da capital, jogando na cidade histórica. Na ocasião, o Athletic Club venceu o Atlético por 2 a 1. Depois disso, houve outros dois confrontos vencidos pela time de BH. Em 1955, o Galo ganhou por 2 a 0, e, trinta anos depois, em 1985, o Atlético bateu o Athletic por 3 a 0, jogando também em São João.

Primeiro tempo

O Athletic começou a partida pressionando o Galo. Porém, a primeira chance com perigo veio com o cruzamento de Rubens, que Sasha quase escorou para as redes de Júlio César. Aos 22, o goleiro do Athletic precisou trabalhar em dois lances seguidos. O time de São João del Rei respondeu com Welinton Torrão que acertou a trave atleticana. Aos 39, David Braga encheu o pé, obrigando Everson a fazer grande defesa. No último minuto da primeira etapa, Rômulo cruzou para a área do Atlético, e a bola explodiu no braço de Réver. O VAR recomendou a revisão do lance, e o árbitro marcou a penalidade. Jonathan bateu e colocou o Esquadrão em vantagem no placar.

Segundo tempo

O Athletic voltou do intervalo assustando a meta do goleiro Everson. Vargas e Pavón retribuíram o susto em jogada que terminou com a defesa do goleiro Júlio César. Aos 13 minutos, Eduardo Coudet colocou Paulinho, Hulk, Edenilson e Hyoran em campo. A pressão atleticana se intensificou com os quatro titulares. Aos 29, Douglas Silva colocou a mão na bola dentro da área do Athletic, e o árbitro marcou pênalti a favor do Galo. Hulk foi para a cobrança e acertou a trave de Júlio César. Ademir, Paulinho e Hulk fizeram a blitz do Galo persistir até o fim do jogo, mas a defesa dos donos da casa levou a melhor, vencendo o primeiro confronto da semifinal.

https://ge.globo.com/mg/zona-da-mata-centro-oeste/futebol/campeonato-mineiro/jogo/12-03-2023/athletic-atletico-mg.ghtml