Hamilton vence o GP dos EUA e decisão do título fica para Interlagos
Piloto da McLaren pressionou Vettel durante toda a corrida e conseguiu uma ultrapassagem restando 15 voltas para o fim. Diferença entre alemão e Alonso aumenta para 13 pontos
LANCEPRESS! - Austin (EUA)
Em corrida que poderia ter decidido o título mundial antecipadamente, o britânico Lewis Hamilton, da McLaren, roubou a cena e cruzou a linha de chegada na primeira posição no GP dos Estados Unidos, em Austin. Sebastian Vettel, da Red Bull, não aguentou a pressão do britânico e ficou apenas com a segunda posição, seguido de Fernando Alonso.
Com o resultado, Vettel ampliou sua diferença para Vettel para 13 pontos e deixou o tricampeonato da Fórmula 1 bem encaminhado. A decisão do título ficou para o próximo domingo, quando acontece o GP do Brasil, em Interlagos.
O trunfo de Alonso foi na largada, quando o piloto foi muito bem e pulou do sétimo para o quarto lugar. Nas paradas para troca de pneus, o bicampeão herdou a terceira posição e acabou com as esperanças de Vettel em conquistar o título já nos Estados Unidos.
Felipe Massa, da Ferrari, trocou o câmbio antes do início da prova, fez uma corrida conservadora e aos poucos alcançou uma excelente quarta posição. Jenson Button, da McLaren, não foi bem durante os treinos classificatórios e na largada, mas apostou nos pneus duros e acertou em cheio na estratégia conseguindo chegar ao quinto posto.
Os carros da Lotus ficaram na sexta e sétima posições, com Kimi Raikkonen e Romain Grosjean, respectivamente. O brasileiro Bruno Senna, da Williams, foi o 10º colocado.
O heptacampeão Michael Schumacher, da Mercedes, fez uma corrida para esquecer. O piloto largou no quinto posto e aos poucos foi perdendo posições e cruzou a linha de chegada na modesta 16ª colocação. Mark Webber, da Red Bull, era o terceiro colocado e brigou com Hamilton por posição, mas acabou abandonando na metade da prova com problemas no carro.
Temida por todos os pilotos, a largada para o GP dos Estados Unidos não teve problemas. Pelo contrário, conseguiu dar aos espectadores uma espetacular largada de Alonso, que pulou da sétima para a quarta posição, e viu Sergio Pérez, da Sauber, e Paul di Resta, da Force India, ganhar quatro posições.
Absoluto na primeira posição durante todos os treinos, Vettel não teve um ritmo de corrida tão bom como o esperado e acabou pressionado durante quase toda a corrida por Hamilton, que conseguiu a ultrapassagem restando cerca de 15 voltas para o fim.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DOS ESTADOS UNIDOS:
1º) Lewis Hamilton (GBR) - McLaren-Mercedes - 56 voltas
2º) Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull-Renault - a 0s600
3º) Fernando Alonso (ESP) - Ferrari - a 39s200
4º) Felipe Massa (BRA) - Ferrari - a 46s000
5º) Jenson Button (GBR) - McLaren-Mercedes - a 56s400
6º) Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus-Renault - a 1m04s400
7º) Romain Grosjean (FRA) - Lotus-Renault - a 1m10s300
8º) Nico Hulkenberg (ALE) - Force India-Mercedes - a 1m13s700
9º) Pastor Maldonado (VEN) - Williams-Renault - a 1m14s500
10º) Bruno Senna (BRA) - Williams-Renault - a 1m15s100
11º) Sergio Pérez (MEX) - Sauber-Ferrari - a 1m24s300
12º) Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso-Ferrari - a 1m24s800
13º) Nico Rosberg (ALE) - Mercedes - a 1m25s500
14º) Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber-Ferrari - a 1 volta
15º) Paul di Resta (GBR) - Force India-Mercedes - a 1 volta
16º) Michael Schumacher (ALE) - Mercedes - a 1 volta
17º) Vitaly Petrov (RUS) - Caterham-Cosworth - a 1 volta
18º) Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham-Cosworth - a 1 volta
19º) Timo Glock (ALE) - Marussia-Cosworth - a 1 volta
20º) Charles Pic (FRA) - Marussia-Cosworth - a 2 voltas
21º) Pedro de la Rosa (ESP) - HRT-Cosworth - a 2 voltas
22º) Narain Karthikeyan (IND) - HRT-Cosworth - a 2 voltas
ABANDONARAM
Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso-Ferrari
Mark Webber (AUS) - Red Bull-Renault
Comentários