Neto decide, Bahia vence a Ponte Preta e fica perto de se garantir na elite
Lateral-direito fez boa partida e marcou gol no fim. Tricolor Baiano abre três pontos para a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro
LANCEPRESS! - Salvador (BA)
O Bahia conseguiu uma importante vitória neste domingo ao bater a Ponte Preta, em Pituaçu, pelo placar de 1 a 0, gol de Neto, aos 36 do segundo tempo. O gol do lateral-direito, melhor em campo, deixou o Bahia na 15ª colocação, com 43 pontos, e o Tricolor está próximo de se manter na Primeira Divisão, já que abriu três pontos para o 17º colocado. A Ponte segue em 12º, com os mesmos 46 pontos.
PRÓXIMOS JOGOS
Na penúltima rodada do Brasileirão, o Bahia segue em casa para receber o Náutico, às 17h. No mesmo horário, a Ponte Preta recebe o São Paulo, no Moisés Lucarelli.
PRIMEIRO TEMPO
Nem parecia que o Bahia estava jogando em casa e com mais necessidade de vitória. O torcedor que foi até Pituaçu apoiar o Esquadrão acabou vendo seu time ser dominado pela Ponte Preta durante praticamente o primeiro tempo inteiro. Luan se movimentava bastante e dava muito trabalho para Fabinho, que atuou improvisado na zaga, e o jovem Alyson.
Tudo que o Bahia se limitava a fazer era cruzar bolas na área, quase todas na direção do goleiro Edson Bastos, que se virava bem. A primeira vez que ele precisou fazer uma defesa foi aos 31, quando Hélder arriscou de muito longe e ele espalmou para o lado.
Dos 30 até os 40 minutos, o primeiro tempo viveu seu ápice. Além dessa finalização de Hélder, Roger surpreendeu ao tentar um chute do meio da rua. Ele viu o goleiro adiantado e mandou do meio de campo, mas a bola passou pelo lado. Por mais duas vezes, Marcelo Lomba precisou trabalhar, fazendo defesas no canto. Mas o placar seguiu inalterado, mesmo com oito finalizações dos visitantes contra duas.
SEGUNDO TEMPO
O equilíbrio marcou a segunda etapa, visto que a Ponte Preta diminuiu o ímpeto imposto do começo do jogo. Mas a primeira boa chance da segunda parte da partida veio da Ponte. Luan lançou Cicinho na área e o lateral acabou dando um belo drible de corpo em Lomba, mas ficou sem ângulo. Mesmo assim ele chutou e a bola correu rente à linha e não entrou.
Neto voltou a dar mostras de que foi uma das melhores contratações do Bahia no ano. Após um bom primeiro tempo, ele começou a assustar no seu melhor atributo: as bolas paradas. Muitos cruzamentos de escanteio cobrados com veneno e uma falta, que parecia que seria cruzada na área, que cobrou direto e obrigou Edson Bastos a fazer ótima defesa.
Souza teve uma ótima oportunidade para fazer, quando ficou na cara do gol e acabou chutando em cima do goleiro. Mas a noite era para ser de Neto. O lateral recebeu no lado direito da área e chutou cruzado, de primeira, para fazer e deixar o Bahia muito próximo de permanecer na primeira divisão.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 0 PONTE PRETA
Local: Pituaçu, em Salvador (BA)
Data/hora: 18/11/2012, às 17h (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa/PR)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG)
Renda/Público: Não divulgados
Cartões Amarelos: Neto, Alyson e Hélder (BAH); Gilmar, Ferron e Wendel Santos (PON)
Cartões Vermelhos: Não houve
GOL: Neto, as 36'/2ºT (1-0)
BAHIA: Marcelo Lomba, Neto, Alysson, Fabinho e Romário (Victor Lemos, 40'/2ºT); Fahel, Diones, Hélder e Gabriel (Kleberson, 38'/2ºT); Jones (Zé Roberto, intervalo) e Souza. Técnico: Jorginho
PONTE PRETA: Edson Bastos, Cicinho, Ferron, Cleber e João Paulo; Baraka, Renê Júnior, Wendel Santos e Nikão (Marcinho, 30'/2ºT); Luan (Rossi, 26'/2ºT) e Roger (Giancarlo, 34'/2ºT). Técnico: Guto Ferreira
Comentários