Lusa e Grêmio empatam e queda do Palmeiras para a Série B é decretada

Alviverde, que havia empatado com o Flamengo no Raulino de Oliveira, não pode mais alcançar a Lusa; Tricolor gaúcho segue na vice-liderança do Brasileirão

LANCEPRESS! - São Paulo (SP)

O Palmeiras não entrou em campo no Canindé, mas acabou, com o empate entre Portuguesa e Grêmio em 2 a 2, na noite deste domingo, em duelo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, tendo o seu rebaixamento para a Série B decretado. O Alviverde, que havia empatado com o Flamengo mais cedo, não pode mais alcançar a Lusa, primeiro time fora da zona do rebaixamento, a duas rodada do fim do Brasileirão.

A Portuguesa, que chegou ao oitavo jogo sem saber o que é uma vitória, agora soma 41 pontos e ocupa a 16ª posição. O Palmeiras, 18º colocado, soma apenas 34. São sete de diferença. Já a vantagem da Lusa para o Sport, o time que abre a zona do descenso, caiu de três para um. O Grêmio, por sua vez, se mantém na vice-liderança do Brasileirão, agora com 67 pontos, e vai se garantindo na fase de grupos da Libertadores de 2013.

PRÓXIMOS JOGOS

A Portuguesa volta a atuar no Campeonato Brasileiro diante do Internacional no próximo domingo, dia 25, no Beira-Rio, às 17h, Já o Grêmio lutará para se manter na vice-liderança do Campeonato Brasileiro diante do Figueirense, no Orlando Scarpelli, no mesmo dia e horário.

O JOGO

Antes de a bola rolar no Canindé, três homenagens foram realizadas. A Portuguesa ingressou no gramado utilizando uma camisa criada para celebrar o ex-atacante Denner, falecido em 1994. Já o tradicional minuto de silêncio foi em razão dos falecimentos do ex-atacante Alex Alves, vice-campeão brasileiro com a Lusa em 1996, e do ex-goleiro Alberto, heptacampeão gaúcho com o Grêmio na década de 1960.
Dentro de campo, as duas equipes bem que se esforçaram para apresentar um futebol vistoso em São Paulo. A Portuguesa, ciente da necessidade de uma vitória para se afastar da zona do rebaixamento, bem que tentou transpor a boa marcação do Grêmio, que tinha três volantes entre os seus titulares: Fernando, Souza e Léo Gago.

Com o retorno do apoiador Moisés, que havia cumprido suspensão automática na última rodada, a Lusa teve mais chances de gol. Foram oito finalizações contra apenas três do Grêmio, que, em contrapartida, teve mais posse de bola: 57% contra 43%. Os comandados de Luxa, que não transformaram o domínio em gols, foram prejudicados aos 30 minutos. Werley, após cobrança de falta, venceu o goleiro Gledson, mas o gol foi anulado, em razão de um suposto impedimento - Naldo é quem estava em posição irregular.

A Portuguesa, que também não foi eficaz quando teve chances de abrir o placar - acertou apenas uma dos seus sete arremates - ainda levou azar. Rogério, aos 44 minutos do primeiro tempo, completou o cruzamento de Boquita com uma bela cabeçada, mas Marcelo Grohe fez grande defesa e o primeiro tempo terminou sem gols.

SEGUNDO TEMPO

A etapa final começou e, logo com sete minutos, a Portuguesa abriu o placar. Após passe de peito de Bruno Mineiro, Moisés só não conseguiu dominar a bola, pois foi derrubado por um atabaolhado Naldo, na pequena área. Pênalti que o próprio camisa 10 da Lusa converteu. Lusa 1 a 0 e rebaixamento do Palmeiras ainda mais "garantido".

Luxemburgo resolveu arriscar e promoveu três mudanças no seu Grêmio ao mesmo tempo. Anderson Pico, Elano e Marcelo Moreno deixaram o jogo para as entradas de Marquinhos, Leandro e André Lima. Alterações que fizeram o Grêmio ter dois atacantes em campo. Eis que, apenas três minutos depois de Luxa trabalhar, Léo Silva aproveitou a jogada de Luis Ricardo e fez Portuguesa 2 a 0.

E não é que o Grêmio conseguiu o empate? As mudanças de Luxa surtiram o efeito esperado por ele e o Grêmio, em apenas quatro minutos, chegou ao empate. André Lima, após cobrança de falta de Marquinhos, e Zé Roberto, revelado pela Lusa, em jogada individual, deixaram tudo igual.

Zé Roberto ainda desperdiçou uma grande oportunidade de garantir a virada do Grêmio. Para a sorte da Lusa, que não conseguiu mais levar perigo ao gol de Grohe, e azar do Palmeiras, ele errou o alvo.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 2 X 2 GRÊMIO

Local: Canindé, São Paulo (SP)
Data/horário: 18/11/2012 – 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)
Renda/Público: Não divulgados.
Cartões amarelos: Valdomiro e Ferdinando (POR); Pará, Werley, Léo Gago e Zé Roberto (GRE)
Cartões vermelhos: Não houve.

Gols: Moisés, 7'/2ºT(1-0); Léo Silva, 15'/2ºT(2-0); André Lima, 28'/2ºT(2-1) e Zé Roberto, 32'/2ºT(2-2)

PORTUGUESA: Gledson; Luis Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Léo Silva, Boquita e Moisés (Zé Antônio, 42'/2ºT); Ananias e Bruno Mineiro – Técnico: Geninho.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Naldo, Werley e Andeson Pico (Marquinhos, 12'/2ºT); Fernando, Souza, Léo Gago, Elano (Leandro, 12'/2ºT) e Zé Roberto; Marcelo Moreno (André Lima, 12'/2ºT) –Técnico: Vanderlei Luxemburgo.