Flamengo x Palmeiras - Seria a última chance do Verdão?
Volta Redonda, RJ, 17 (AFI) - Eles não aprendem. Mais uma vez, Flamengo e Palmeiras fazem um duelo decisivo contra o rebaixamento em reta final de Campeonato Brasileiro. Nas últimas três vezes, o Flamengo era o ameaçado da vez. Mas neste domingo, a ameaça mora do outro lado. O Palmeiras precisa vencer o Flamengo, neste domingo, às 17h, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta redonda, pela 36ª rodada do Brasileirão, para seguir sonhando com a manutenção na elite do nacional ou poderá encerar o final de semana na Série B de 2013.
Na última, o Fluminense antecipou o título de campeão com vitória pra cima do Palmeiras por 3 a 2, em Presidente Prudente. Com o resultado, o time paulista se manteve na 18ª colocação, com 33 pontos, abrindo nove pontos para Bahia e Portuguesa, os primeiros fora da zona dos degolados, com 40 pontos. Além da vitória, Gilson Kleina estará na torcida pela Ponte Preta, seu ex-clube, que encara o Bahia. Isso porque, para escapar da degola, o Palmeiras precisa vencer e torcer por uma derrota do Bahia ou da Lusa. Caso contrário mesmo se vencer será rebaixado à Série B.
Desta vez, o Flamengo é quem respira mais aliviado. Na última rodada, venceu o Náutico, por 1 a 0, na primeira derrota do Timbu, em casa, no segundo turno. Assim, o Flamengo assumiu a nona colocação, com 47 pontos, eliminando todos os riscos de rebaixamento.
Um retrospecto ameaçador
Em 2005, o Flamengo chegava nas últimas rodadas do Brasileirão ameaçado pela degola. Ocupando a 19ª colocação, encarou o Palmeiras e venceu por 1 a 0, contando com uma falha do goleiro Marcos para garantir os três pontos importantíssimos na fuga da degola na sequência da competição. Mas essa não era a primeira vez que o Flamengo ganhava uma sobrevida em cima do Palmeiras.
Também correndo da degola, o Flamengo encarou o Palmeiras, em 2001, precisando dos pontos para manter vivo o sonho da manutenção na elite. Em Juiz de Fora, o Fla venceu o Palmeiras por 2 a 0, com gols de Juan e Roma e mais uma vez se salvou do rebaixamento. Três anos depois, em 2004, o Palmeiras recebia o Flamengo mais uma vez respirando por aparelhos para não ser degolado. Resultado: vitória do Flamengo por 2 a 1, em mais um mando do alvi-verde.
Desfalcado, porém aliviado
Neste sábado, o técnico Dorival Júnior comandou um último coletivo visando os titulares para o confronto de domingo. Sob os olhares atentos da presidente, Patrícia Amorim, o treinador comandou um rachão sem a participação doatacante Liedson, do lateral Léo Moura e do goleiro Felipe. Liedson reclama de dores no joelho esquerdo, operado. Léo Moura trata de dores na panturrilha e o goleiro Felipe se recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo. Sendo assim Paulo Victor deve ser o goleiro titular nesta reta final.
"O Felipe vinha sendo titular, mas eu teria uma conversa com ele para explicar que, por merecimento, o Paulo terminaria a competição, independentemente desta lesão. Até para que eu pudesse observar o Paulo", disse o treinador. "Posso dizer que hoje o Flamengo tem dois grandes goleiros". Paulo Victor está há sete anos no clube rubro-negro. Este ano, disputou 26 partidas e sofreu 26 gols.
Na lateral-direita, o treinador deve manter Wellington Silva e Ibson ganha a vaga de Léo Moura no meio. Na lateral-esquerda, Dorival contra com o retorno de Ramon, que cumpriu suspensão na última rodada. No lugar de Liedson no ataque, o escolhido será o jovem Hernane.
'Zica' de time ameaçado
Ser um dos fortes candidato ao rebaixamento ainda parece pouco para o drama vivido pelos torcedores do Palmeiras. Para piorar a situação, o técnico Gilson Kleina terá 13 desfalques para encarar o jogo de vida ou morte contra o Flamengo. Nos treinos deste sábado, dois nomes fecharam essa imensa lista. O volante Marcos Assunção, com inchaço no joelho direito, está vetado. O meia Patrick se recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo e também está fora. Confira a lista de desfalques do Verdão:
O zagueiros Leandro Amaro (lesão muscular na coxa esquerda), Thiago Heleno (lesão no quadril) e Henrique (trauma na região da costela); pelos laterais Leandro (lesão no bíceps femoral da coxa direita) e Fernandinho (lesão no joelho esquerdo); pelo volante João Denoni (luxação na clavícula direita); pelos meias Wesley (lesão muscular na coxa esquerda), Valdivia (lesão no joelho esquerdo) e Daniel Carvalho (lesão no músculo anterior da coxa direita); e pelo atacante Betinho (lesão muscular na coxa direita).
Com tantos desfalques, Gilson Kleina foi obrigado a relacionar alguns jovens das categorias de base. O lateral-direito Bruno Oliveira, o zagueiro Wellington e os meias Diego Souza e Bruno Dybal, ganham oportunidade e podem ser os herois que tanto o diretor de futebol, Cesar Sampaio, ainda sonha encontrar. Confira as escalações na Ficha Técnica da partida.
36ª RODADA
Sábado dia 17
Santos-SP 2 x 0 Figueirense-SC
Coritiba-PR 1 x 2 Vasco da Gama-RJ
Domingo 18
Fluminense-RJ x Cruzeiro-MG
Bahia-BA x Ponte Preta-SP
São Paulo-SP x Náutico-PE
Atlético-MG x Atlético-GO
Flamengo-RJ x Palmeiras-SP
Internacional-RS x Corinthians-SP
Sport-PE x Botafogo-RJ
Portuguesa-SP x Grêmio-RS.
Comentários