Tunísia vence, mas não avança; França segue em 1º

França, que entrou classificada, irá enfrentar a Polônia, que ficou em segundo no Grupo D. Jogo será no próximo domingo

O que tivemos no Cidade da Educação

Jogadores da Tunísia aplaudem a torcida após vitória em cima da França (Foto: REUTERS/Benoit Tessier)

Uma enorme zebra. A vitória da Tunísia por 1 a 0 em cima da França surpreendeu muita gente, mas não foi o suficiente para que os africanos se classificassem para as oitavas de final. A derrota da Dinamarca para a Austrália impediu o sonho tunisiano, que nunca passou de fase na Copa do Mundo. Mas os três pontos foram justos se levarmos em conta a vontade que a equipe mostrou desde o início de jogo. A França, já classificada, não mostrou muito interesse na partida e começou a jogar só depois de estar atrás no placar. No fim, pressionou bastante os tunisianos, mas não conseguiu empatar.

Ganhou, mas não levou

A vitória da Tunísia em cima de uma França favorita foi histórica, mas não serviu para que os africanos avançassem para as oitavas de final de uma Copa do Mundo pela primeira vez. O 1 a 0 da Austrália em cima da Dinamarca garantiu o país da Oceania com a segunda colocação do Grupo D. Com a França na liderança pelo saldo de gols, os tunisianos terminaram em terceiro - dois pontos atrás dos dois primeiros colocados - e a Dinamarca encerrou a Copa na lanterna.

Vitória dos colonizados

Por 75 anos a Tunísia foi um protetorado francês e se tornou independente em 1956. É por causa dessa relação íntima que 10 jogadores nascidos na França atual pelo país africano, inclusive o autor do gol, Khazri. Foi a quinta vez na história das Copas que um país que foi colonizado venceu os antigos colonizadores em 24 jogos.

Próximo jogo

A Tunísia está eliminada e não atua mais na Copa do Mundo. Já a França, que entrou classificada e confirmou a primeira colocação no Grupo D, irá enfrentar a Polônia, que ficou em segundo no Grupo D. Esse jogo será no próximo domingo, 12h (de Brasília), no Al Thumama.

Números de Tunísia 1 x 0 França

Posse de bola: 36% x 44% (20% em disputa)

Finalizações: 6 x 10

Finalizações certas: 3 x 4

Passes: 324 x 634

Passes completos: 265 x 570

https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo/jogo/30-11-2022/tunisia-franca.ghtml