Polônia vence Arábia Saudita e embola grupo da Argentina em um dos melhores jogos da Copa

O jogo foi pegado, sobretudo no primeiro tempo, que teve cinco cartões amarelos aplicados pelo árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio

Szczesny fecha o gol, Lewandowski encerra a sina em Mundiais, e seleção saudita perde chances de aumentar façanha da estreia

Resumão

Foi um jogaço, um dos melhores da Copa do Mundo do Catar. Neste sábado, no estádio Cidade da Educação, a Polônia venceu a Arábia Saudita por 2 a 0 em uma partida frenética (e ríspida) e embolou o Grupo C – o da Argentina. Grande atuação do goleiro Szczesny e gols de Zielinski e Lewandowski garantiram a vitória aos poloneses. E puniram os sauditas, que perderam muitos gols, incluindo um pênalti, e não conseguiram aumentar a façanha da estreia, quando bateram os argentinos.

Como fica

A vitória deixa o grupo indefinido. A Polônia subiu para quatro pontos e assumiu a liderança, com a Arábia Saudita logo depois, com três. As duas seleções decidirão vaga na última rodada. Antes, elas ficam de olho em Argentina x México, às 16h deste sábado, no fechamento da rodada. A Argentina será eliminada se perder. Clique aqui e veja a tabela completa da Copa do Mundo.

Lewandowski marca para Polônia contra Arábia Saudita (Foto: Reuters)

Próximos jogos

As duas seleções se despedem da primeira fase na próxima quarta-feira. A Polônia enfrenta a Argentina, e a Arábia Saudita encara o México. Os dois jogos serão às 16h.

Fim da sina!

No quinto jogo de Copa do Mundo de Robert Lewandowski, o melhor jogador do mundo na última temporada finalmente encontrou o gol. Aos 36 minutos do segundo tempo, o centroavante roubou a bola, tirou do goleiro e marcou o segundo da Polônia. O lance fez justiça à boa atuação do jogador. Antes, ele já havia desviado cruzamento da direita e mandado na trave. E também foi dele a assistência, após boa jogada na linha de fundo, para Zielinski anotar o primeiro.

Fechou o gol

Szczesny foi o nome do jogo. O goleiro da Polônia parou a seleção saudita com grandes defesas e garantiu a vitória da seleção europeia. O lance mais impressionante aconteceu no primeiro tempo, quando ele fez duas defesas sequenciais, em uma cobrança de pênalti e no rebote.

Saiu faísca

O jogo foi pegado, sobretudo no primeiro tempo, que teve cinco cartões amarelos aplicados pelo árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio. Cash, lateral-direito da Polônia, poderia ter sido expulso ao acertar o cotovelo em um saudita (ele já tinha amarelo), na visão do comentarista Paulo César Oliveira, da Central do Apito. Para ele, o árbitro “administrou, pipocou”. Mas PC, no fim do jogo, também elogiou o desempenho geral de Wilton na partida.

Homenagens

Os jogadores da Arábia Saudita homenagearam neste sábado, contra a Polônia, o lateral-esquerdo Al-Shahrani, que deixou a Copa do Mundo após sofrer um choque assustador em jogada com o goleiro Al-Owais perto do fim da vitória por 2 a 1 sobre a Argentina. Eles levaram uma faixa para o colega, e a torcida fez o mesmo na arquibancada.

Olha ele aí de novo!

O zagueiro Al-Bulayhi protagonizou uma das cenas mais inusitadas da primeira rodada da Copa do Mundo ao partir para cima de Messi, bater nas costas dele e gritar que ele não venceria aquela partida – de fato, não venceu: a Arábia Saudita ganhou por 2 a 1. E agora aconteceu de novo. O camisa 5 saudita voltou a se enroscar com um craque. Desta vez, foi o atacante Robert Lewandowski. Al-Bulayhi marcou o goleador com o corpo até tirar o adversário do sério. O polonês, incomodado, reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, que pediu calma aos dois.

Apesar da derrota, o jogo serviu para os sauditas celebrarem a façanha da rodada anterior – a vitória de virada, por 2 a 1, sobre a Argentina. O estádio foi tomado neste sábado por torcedores do país vizinho ao Catar. Impressionou o vídeo da chegada deles ao estádio: uma multidão de verde. E sobrou bom humor, com provocações a Messi e Lewandowski.

Primeiro tempo

A Arábia Saudita começou melhor. Com um time agressivo e veloz, foi mais incisiva do que a Polônia, que voltou a apresentar dificuldades na criação de jogadas. Em um jogo pegado (quatro cartões amarelos em 20 minutos), as melhores chances foram se desenhando a favor dos sauditas. Aos sete, Al-Burayk mandou chute de fora da área, sobre o gol. Aos 12, Kanno chutou bem e forçou o goleiro Szczesny a fazer defesa difícil. A Polônia respondeu pelo alto: aos 25, Bielik cabeceou para o gol, mas a bola desviou em Al-Shehri no meio do caminho. O lance mudou o ânimo polonês na partida. Lewandowski se tornou mais ativo. E aí saiu o gol. Aos 38, o camisa 9 ganhou a jogada, foi à linha de fundo e cruzou para trás. Zielinski apareceu para marcar: 1 a 0. Mas a Arábia mostrou que estava viva. Aos 43, Bielik derrubou Al-Shehri na área. Wilton Pereira Sampaio inicialmente não marcou, mas foi chamado pelo árbitro de vídeo. E, no monitor, confirmou o pênalti. Só que a Polônia tinha Szczesny. O goleiro fez um milagre duplo: primeiro na cobrança de Salem Al-Dawsari, depois no rebote de Al-Burayk.

Segundo tempo

A etapa final foi frenética. A Arábia Saudita partiu em busca do empate e quase chegou lá aos nove minutos. Salem Al-Dawsari parou em ótima defesa de Szczesny. Al-Brikan, aos 14, e Kanno, aos 15, perderam mais duas chances em sequência. Quando a pressão parecia se tornar insustentável para a Polônia, ela reagiu. E só não ampliou por detalhe. Aos 17, Milik cabeceou no travessão. Aos 20, Lewandowski desviou cruzamento e também acertou o poste. O jogo seguiu insano, com ataques de lado a lado. Al-Abid mandou chute – e a bola passou raspando a trave. E foi então que Lewandowski decidiu. Aos 36, o camisa 9 desarmou o adversário, desviou na saída do goleiro, fez o segundo gol e deu à Polônia a vitória. Ainda teve tempo de perder um gol, cara a cara com o goleiro, em um dos últimos lances de um dos melhores jogos da Copa do Mundo.

https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo/jogo/26-11-2022/polonia-arabia-saudita.ghtml