Holanda e Equador empatam, embolam grupo e eliminam Catar

Revelação holandesa abre o placar, mas artilheiro Enner Valencia deixa tudo igual; resultado elimina país anfitrião

Moises Caicedo e Steven Berghuis em Holanda x Equador (Foto: REUTERS/Marko Djurica)

Revelação holandesa abre o placar, mas artilheiro Enner Valencia deixa tudo igual; resultado elimina país anfitrião

Tudo igual

Holanda e Equador empataram por 1 a 1, na tarde desta sexta-feira, fechando a segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo do Catar. Um resultado que deixa a chave embolada (para classificação e definição da liderança) e tira os anfitriões da disputa. Os holandeses abriram o placar com a revelação Cody Gakpo, de 23 anos. Mas o Equador cresceu no jogo e contou com a estrela de Enner Valencia para empatar.

Três na briga; anfitriã eliminada

Com os resultados desta segunda rodada, Holanda e Equador encabeçam o Grupo A, com quatro pontos. Senegal soma três. Essas três seleções brigam pelas duas vagas às oitavas de final na rodada final da chave. O anfitrião Catar, sem pontos, já está eliminado da Copa. Veja a tabela completa!

A rodada decisiva

Na próxima terça-feira, as seleções definem os classificados e quem avança em primeiro. Os dois jogos do grupo serão às 12h (de Brasília). A Holanda, teoricamente, tem o melhor caminho para seguir em frente. Pega o eliminado Catar. Só fica fora se for derrotada. O Equador encara Senegal. 

 Zoação nas redes

Catar vira alvo de zoação como primeiro eliminado. Zerado após duas rodadas e já fora do mata-mata, anfitrião é motivo de chacota nas redes sociais.

Gol mais veloz

Revelação da Holanda, Gakpo marcou o gol mais rápido da Copa, até o momento. A rede balançada aos cinco minutos superou o gol de Goodwin, da Austrália, que fez aos oito minutos, na derrota por 4 a 1 para a França. Mas está longe de ser o mais rápido da história dos Mundiais. Esse recorde pertence a Hakan Sukur, da Turquia, contra a Coreia do Sul, na disputa do 3º lugar da Copa de 2022. Precisou de apenas 11 segundos.

Atuações da Holanda

Gakpo abre o placar em belo chute, e Timber perde a bola em lance fatal

•  Enner, o artilheiro

Enner Valência comemora fazendo um sinal de “anota aí”. É para anotar mesmo. São três gols na Copa, o que o faz o artilheiro até aqui. Além disso, é responsável pelos últimos seis gols da Tricolor em Mundiais, uma sequência recorde ao lado de Eusébio (Portugal, em 1966), Paolo Rossi (Itália, em 1982) e Oleg Salenko (Rússia, em 1994), que também marcaram seis vezes seguidas em Copas. Porém, o atacante saiu de campo carregado na maca, com dores no joelho, nos minutos finais.

Primeiro tempo

Um gol aos cinco minutos, marcado por Cody Gakpo, parecia dar certa tranquilidade à Holanda no começo do jogo. O Equador foi obrigado a sair mais para o ataque. No entanto, só conseguiu incomodar já a partir da metade da etapa. Melhorou a transição e começou a levar perigo. Foi com Enner Valencia que os equatorianos exigiram a primeira grande defesa do goleiro Noppert. O Equador seguiu na busca pelo empate. Aos 47 minutos, teve um gol anulado, após Estupiñán desviar um chute e a bola ir para as redes. Porém, a arbitragem entendeu que houve interferência de Porozo, que estava em posição de impedimento, à frente do goleiro.

Não valeu

O Equador chegou a marcar o gol do empate nos acréscimos do primeiro tempo. A defesa cortou a cobrança de escanteio, Preciado chutou da entrada da área e Estupiñán desviou para as redes. O lance foi invalidado por impedimento, uma vez que Perozo estava em condição irregular e teve participação indireta na jogada ao ficar na frente do goleiro Noppert. Assista à análise da Central do Apito sobre o lance.

Segundo tempo

Foi a vez do Equador marcar logo nos primeiros minutos. Após recuperar a bola no meio-campo, Estupiñan chutou de fora da área e Noppert deu rebote. Enner Valencia aproveitou e mandou para as redes. Os sul-americanos seguiram melhor. Carimbaram o travessão com Plata. Com dificuldades, a Holanda quase marcou, mas foi assinalado impedimento no lance de Gakpo. Os minutos finais foram tensos, mas ninguém conseguiu superar a defesa adversária.

https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo/jogo/25-11-2022/holanda-equador.ghtml