Com recorde de Giroud e show coletivo, França goleia a Austrália na estreia

Giroud fez dois gols, Mbappé e Rabiot marcaram os outros, e Goodwin fez o gol australiano, no início do jogo

Giroud celebra gol pela França diante da Austrália (Foto: REUTERS)

Camisa 9 marca duas vezes e iguala Thierry Henry como maior artilheiro da seleção francesa, ambos com 51 gols

Susto e goleada!

Atual campeã do mundo, a França estreou na Copa de 2022 mostrando a força da sua geração. Mesmo com diversas baixas no elenco por lesão, incluindo o Bola de Ouro Benzema, a seleção francesa iniciou a busca pelo tricampeonato com uma atuação de gala na goleada por 4 a 1 sobre a Austrália, assumindo a liderança isolada do Grupo D. Giroud fez dois gols, Mbappé e Rabiot marcaram os outros, e Goodwin fez o gol australiano, no início do jogo.

França 4 x 1 Austrália, pelo grupo D da Copa do Mundo 2022

FIM DA ESCRITA DAS ESTREIAS

A França colocou ponto final em uma incômoda escrita dos campeões mundiais: nas últimas três Copas, os defensores do título tropeçaram na estreia. Agora, os Bleus têm outra maldição para tentar encerrar: em quatro das cinco Copas deste século (exceção para o Brasil em 2006), a seleção campeã do Mundial anterior parou na fase de grupos. Com a atuação desta terça, a França deu grande passo para espantar esse fantasma também. O time de Didier Deschamps volta a campo sábado, contra a Dinamarca, e depois enfrenta a Tunísia, dia 30.

GIROUD, ARTILHEIRO HISTÓRICO

Marcado em 2018 por ter sido campeão sem fazer gol no Mundial da Rússia, Olivier Giroud dessa vez não precisou esperar muito para mostrar seu faro artilheiro. E saiu de campo com seu nome na história da seleção: com os dois gols marcados nesta terça-feira, igualou Thierry Henry como o maior artilheiro da França, ambos com 51 gols. No fim, recebeu da Fifa o prêmio de melhor jogador da partida.

DOIS SUSTOS NO INÍCIO

Aos oito minutos, no primeiro ataque da Austrália, Leckie recebeu na direita, passou por Lucas Hernández e cruzou para Goodwin abrir o placar na segunda trave. Além do gol sofrido, a França lamentou também a lesão de Lucas Hernández, que se machucou sozinho na marcação a Leckie e teve de deixar o campo, aumentando a preocupação numa equipe já cheia de desfalques. Lucas deu lugar ao irmão Theo Hernández, que acabou se tornando um dos destaques da partida.

RABIOT EMPATA, GIROUD VIRA

A França não demorou a assimilar o gol sofrido e logo tomou conta da partida. Aos 26, Theo Hernández lançou para a área, e Rabiot empatou de cabeça. Rabiot participou também do segundo gol, aos 31: tomou a bola no ataque, tabelou com Mbappé e rolou para Giroud virar a partida. A França passou a dominar e teve muitas chances de ampliar, com Giroud, Dembélé, Griezmann e Mbappé, que perdeu ótima chance aos 44. A Austrália só voltou ao ataque nos acréscimos, em cabeçada de Irvine na trave direita de Lloris.

SHOW NO SEGUNDO TEMPO

A França manteve o ritmo no segundo tempo e chegou à goleada com um futebol envolvente. Marcou mais dois: Mbappé, aos 22, completando de cabeça o cruzamento de Dembélé da direita, e Giroud, aos 25, após cruzamento na medida de Mbappé da esquerda. E poderia ter feito muito mais, tamanho o domínio até o apito final. A França terminou o jogo com 21 finalizações, de acordo com os números divulgados pela Fifa.

https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo/jogo/22-11-2022/franca-australia.ghtml