Setembro sem vitórias no Brasileirão eleva nível de pressão do Flamengo às vésperas de finais

Vencer se torna emergencial por dias de paz para decidir copas

Léo Pereira em ação durante Fortaleza x Flamengo — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Time abre o mês sonhando em ficar a cinco pontos do Palmeiras, mas já se vê a 15, sepulta chances de título e sai até o G-4. Vencer se torna emergencial por dias de paz para decidir copas

Por Cahê Mota — Fortaleza

Duas versões de um Flamengo que coloca em si próprio pressão no Brasileirão para evitar dramas seja na própria briga pelo G-4 ou nas finais que tem pela frente. O time avassalador das copas se viu sem vitórias no mês de setembro na disputa em pontos corridos e abre o outubro decisivo com o torcedor dividido entre a desconfiança e o otimismo.

O Flamengo que se orgulhava de ter chances de título em três frentes mesmo escalando times diferentes chegou ao quarto jogo sem vitória no Brasileirão com a derrota por 3 a 2 virada, no Castelão. A caça ao Palmeiras que teve chance de cair para cinco pontos em determinado momento não existe mais, e os 15 de diferença para o líder não somente sepultam a possibilidade de título como colocam o time de Dorival numa perigosa quinta colocação, fora do G-4.

Com os empates diante de Ceará e Goiás, e derrotas para Fluminense e Fortaleza, o otimismo para as decisões diante de Corinthians e Athletico divide espaços com um choque de realidade. Nada, no entanto, que seja preocupante na opinião de Dorival Júnior.

-Não há motivos para falarmos que o torcedor está apreensivo. Tomamos uma virada por jogadas pontuais. Não foi um desleixo coletivo. O torcedor pode acreditar que coisas boas vão acontecer. Estamos preparados para toda e qualquer situação. Não ficaremos devendo ao nosso torcedor. Essa equipe com certeza vai entregar coisas muito boas até o final do ano.

Setembro do Flamengo no Brasileirão

04/09 - Ceará 1 x 1

11/09 - Goiás 1 x 1

18/09 - Fluminense 2 x 1

28/09 - Fortaleza 3 x 2

A queda de performance e resultados já remete ao torcedor o sentimento de frustração da temporada passada, quando o Flamengo terminou na segunda colocação no Brasileirão e na Libertadores. Memória recente para quem até o início do mês pouco imaginava roteiro parecido.

Com mais três jogos antes da primeira final contra o Corinthians, o Flamengo elevou para si próprio o nível de cobranças. Vencer se tornou emergencial também no Brasileirão, seja para subir na tabela ou “somente” por dias de paz.

Sábado, às 19h (de Brasília), o Flamengo recebe o Bragantino, no Maracanã, pela 29ª rodada. Antes do confronto em Itaquera, dia 12, tem pela frente ainda o Inter, também em casa, e o Cuiabá fora.

Quinto colocado, com 45 pontos, vencer se tornou emergencial.

https://ge.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2022/09/29/setembro-sem-vitorias-no-brasileirao-eleva-nivel-de-pressao-do-flamengo-as-vesperas-de-finais.ghtml