Fortaleza encerra jejum, vence o Ceará e deixa a zona de rebaixamento do Brasileirão

Leão deixa a zona da degola e vai para 15o colocado na tabela

Autor Mateus Moura 

Ceará e Fortaleza se enfrentaram em Clássico-Rei válido pela 22ª rodada do Brasileirão. Na foto, Moisés finaliza. (foto: Fábio Lima/O POVO) 

Com a vitória sobre o Vovô, o Leão, além de ter chegado ao terceiro triunfo consecutivo na Série A, deu um salto na tabela, passando a figurar na 15ª colocação 

O Fortaleza derrotou o Ceará por 1 a 0 na tarde deste domingo, 14, com gol de Moisés, e deu fim ao jejum de cinco jogos sem vencer o rival no Brasileirão. O resultado, além de ser o terceiro triunfo consecutivo do Tricolor do Pici na elite nacional, também representou a saída da equipe da zona de rebaixamento após 20 rodadas, que agora ocupa a 15ª colocação com 24 pontos.

O Fortaleza volta a campo na quarta-feira, 17, para enfrentar o Fluminense no no Maracanã, às 20 horas, em confronto válido pelas quartas de final da Copa do Brasil. O Ceará, por outro lado, terá a semana livre para se recuperar fisicamente e iniciar a preparação visando o duelo contra o Bragantino no próximo domingo, 21, às 18 horas, fora de casa, pela 23ª rodada da Série A.

O jogo

Sob a atmosfera de decisão que o Clássico-Rei deste domingo representou, o duelo entre as equipes começou movimentado Na maior parte dos 15 minutos iniciais, a disputa física se sobressaiu ao jogo técnico. Estrategicamente, o Fortaleza entrou em campo buscando manter a posse de bola ao seu favor, enquanto o Ceará apostava nas transições em velocidade, principalmente em jogadas de profundidade pelos lados.

Com três minutos de partida, o primeiro lance de perigo. No lance, Nino Paraíba avançou com liberdade pela direita e cruzou na medida para Matheus Peixoto, que cabeceou com força, mas Fernando Miguel fez boa defesa para evitar o tento. O Leão respondeu aos 8, com Galhardo, porém o atacante, que estava de frente para João Ricardo, foi travado por Marcos Victor antes da finalização.

A partir dos 15 minutos, o Fortaleza intensificou o ritmo, avançando as linhas de marcação para pressionar a saída de jogo do Alvinegro, postura que criou desconforto no sistema defensivo do Vovô - que apresentava algumas falhas de posicionamento e cobertura. E foi em um momento de desorganização na fase de construção do Alvinegro, que o Tricolor do Pici aproveitou para tirar o zero do placar.

Aos 18 minutos, Lucas Sasha recuperou a posse no meio-campo e lançou para Thiago Galhardo. Na dividida com Marcos Victor - sozinho contra três atacantes tricolores -, a bola sobrou para Robson, que tocou para Moisés na esquerda. Com espaço, o atacante infiltrou na área, chutou cruzado e estufou as redes, colocando o Fortaleza em vantagem no Clássico.

Embora estivesse atrás no marcador e com a necessidade de buscar o empate, o Ceará foi muito previsível e confuso na fase ofensiva, insistindo em tentativas pelo lado direito, com Nino Paraíba, e bolas alçadas na área, estratégia que causou pouco incomodou a defesa do Fortaleza. A melhor oportunidade caiu no pé de Vina, aos 43 minutos, após Lucas Sasha falhar dentro da área. O chute do meia, entretanto, acabou carimbando a trave.

Do lado Tricolor, o time de Vojvoda conseguiu administrar bem o 1 a 0 durante o primeiro tempo. Organizado, o escrete vermelho-azul-e-branco teve méritos ao anular jogadores chaves do Vovô, como Mendoza e Vina, que pouco produziram.

Na volta do intervalo, o panorama da partida não mudou muito. O Ceará seguiu desorganizado, circulando a bola com passes pouco objetivos, com dificuldade para criar situações realmente claras para empatar a partida. o Fortaleza, assim como na primeira etapa, manteve-se organizado defensivamente e passou a explorar os espaços cedidos pelo Vovô por meio de contra-ataques.

Diante do desempenho ruim do Alvinegro, Marquinhos Santos promoveu diversas mudanças, como Erick, Jhon Vásquez e Lima nos lugares de Richardson, Matheus Peixoto e Vina, respectivamente. As alterações, entretanto, não causaram o impacto projetado. Erros de passes, tomadas de decisões equivocadas, pouca aproximação dos jogadores na fase ofensiva foram alguns dos principais problemas apresentados pelo Vovô.

O Fortaleza, em contrapartida, manteve os aspectos positivos do time na primeira etapa, como a organização defensiva, e passou a explorar com eficiência os espaços cedidos pelo Alvinegro por meio dos contra-ataques. Foi o Tricolor, inclusive, que esteve mais próximo de balançar as redes na segunda etapa. João Ricardo, com ótimas defesas, tornou-se o grande responsável pelo placar mínimo.

Aos 37 minutos, um lance causou preocupação. Victor Luis desabou desacordado em campo após se chocar com Lucas Ribeiro, companheiro de equipe. Rapidamente os médicos de ambos os clubes entraram em campo para efetuar o atendimento, assim como a ambulância. O jogador deixou o campo consciente e foi conduzido para o hospital mais próximo.

Passado o susto, a reta final da partida não teve grandes emoções. O Tricolor controlou com tranquilidade as ações do Ceará, evitando sofrer algum tipo de pressão nos últimos minutos do jogo. O triunfo eleva ainda mais a confiança da equipe no torneio, que embala a terceira vitória consecutiva e deixa a incômoda zona de rebaixamento.

Pelo lado alvinegro, derrota que preocupa. O quarto jogo consecutivo do Vovô sem vitória no Brasileirão - três reveses e um empate -, além da proximidade para a zona de rebaixamento ter encurtado para somente dois pontos.

https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/cearenses/2022/08/14/fortaleza-encerra-jejum-vence-o-ceara-e-deixa-a-zona-de-rebaixamento-do-brasileirao.html