Flamengo x Athletico: Dorival e Felipão superam desconfiança e chegam em alta para o duelo na Copa do Brasil

Eles precisaram de pouco tempo para transformar a incerteza em vitórias e um aproveitamento de quase 70% cada.

Dorival Júnior e Felipão se encontram no Flamengo x Athletico — Foto: infoesporte/ge

Treinadores conseguem reerguer Fla e Furacão em pouco tempo de trabalho e medem forças em busca de vaga na semifinal da Copa do Brasil. Jogo de ida será na quarta, às 21h30, no Maracanã

Por Rodrigo Saviani — Curitiba

Dorival Júnior e Felipão assumiram Flamengo e Athletico, respectivamente, com certa surpresa e também desconfiança das torcidas. Só que a experiência mostrou seu valor, e eles precisaram de pouco tempo para transformar a incerteza em vitórias e um aproveitamento de quase 70% cada.

Agora em alta, Dorival e Felipão medem forças para ver quem avança para as semifinais da Copa do Brasil. O jogo de ida das quartas de final será nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã.

No comando do Flamengo, Dorival Júnior vai em busca do segundo título dele na Copa do Brasil – ganhou pelo Santos, em 2010. Do outro lado, Felipão tenta com o Athletico aumentar a galeria de troféus. Ele é o maior campeão da Copa do Brasil como treinador, com quatro títulos: Criciúma (1991), Grêmio (1994) e Palmeiras (1998 e 2012).

Dorival tem um plano

Aos 60 anos, Dorival foi anunciado pelo Flamengo no dia 10 de junho, saindo do Ceará para substituir Paulo Sousa. O treinador começou com resultados não muito animadores no Rubro-Negro: perdeu na estreia, para o Internacional, depois ganhou do Cuiabá e sofreu mais duas derrotas, ambas para o Atlético-MG – uma no Brasileirão e outra na Copa do Brasil.

A chave virou desde então: em um mês, ele conseguiu oito vitórias nos últimos nove jogos, com atropelo sobre o Tolima na classificação para as quartas de final da Libertadores, além de virada sobre o Galo e vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. No Brasileirão, o Flamengo fechou o primeiro turno em sexto.

Essa retomada do Flamengo na temporada vem acompanhada do bordão nas redes sociais: "Dorival Júnior tem um plano". Esse plano ganha força na soma de um time que precisava reencontrar o caminho das vitórias e de um treinador que está em busca de títulos.

Em menos de dois meses de trabalho, Dorival Júnior conseguiu colocar nos eixos um elenco que não estava se encontrando na temporada, seja pelos resultados ou nas atuações. Reergueu peças importantes do elenco, ajustou o sistema defensivo e ganhou força a cada vitória.

Os números de Dorival no Flamengo:

13 jogos

9 vitórias

4 derrotas

Aproveitamento de 69,23%

27 gols marcados

11 gols sofridos

O efeito Felipão

Felipão revoluciona o Athletico com gestão de grupo e mudanças táticas

Luiz Felipe Scolari chegou ao Athletico um pouco antes, em 4 de maio, contratado para o lugar de Fábio Carille (demitido com apenas 21 dias no cargo). Aos 73 anos, o treinador multicampeão estava sem emprego desde outubro do ano passado, quando tinha saído do Grêmio.

Contratado para ser diretor-técnico no Furacão, ele aceitou assumir o comando do time à beira do campo até o fim desta temporada. O técnico pegou o Athletico ameaçado de não avançar na fase de grupos da Libertadores e perto da zona de rebaixamento no Brasileirão.

O “efeito Felipão” foi imediato. Estreou com goleada sobre o Tocantinópolis e confirmou a vaga nas quartas da Copa do Brasil. Perdeu em seguida para o Fluminense, no Brasileirão, mas depois embalou: foram 14 jogos seguidos sem perder, com classificação para as oitavas e depois para as quartas de final da Libertadores. No Brasileirão, o Athletico pegou o elevador e se consolidou no G-6, fechando o primeiro turno em quinto.

A mudança de cenário com Felipão passa diretamente pela conhecida forma que ele trabalha. Ele evita ao máximo o termo "família Scolari", mas usou a experiência em gestão de grupo, encontrou rapidamente uma base titular e soube girar o elenco para conciliar as três competições simultâneas. Simplificou o que vinha sendo complicado no Athletico até então e fez o time se tornar altamente competitivo.

Os números de Felipão no Athletico:

21 jogos

13 vitórias

5 empates

3 derrotas

Aproveitamento de 69,84%

40 gols marcados

19 gols sofridos

Vale vaga

Com Dorival e Felipão, Flamengo e Athletico se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, pelo jogo de ida das quartas de final. O ge acompanha tudo em Tempo Real, com vídeos dos principais lances.

Fla e Furacão fazem a sétima decisão em mata-mata ns últimos nove anos, sendo a quarta consecutiva na Copa do Brasil.

O confronto de volta está marcado para 17 de agosto, quarta-feira, às 21h30, na Arena da Baixada. A equipe que tiver o maior saldo de gols nos dois jogos avança às semifinais - em caso de igualdade, decisão nos pênaltis.

Quem passar de Athletico x Flamengo enfrentará na semifinal o vencedor de São Paulo x América-MG. Tricolor paulista e Coelho iniciam a disputa na quinta-feira, no Morumbi.

https://ge.globo.com/pr/futebol/copa-do-brasil/noticia/2022/07/26/flamengo-x-athletico-dorival-e-felipao-superam-desconfianca-e-chegam-em-alta-para-o-duelo-na-copa-do-brasil.ghtml